As escutas aos telemóveis estão a aumentar pelos mais variados motivos. É verdade que pode ser por questões legais, o que é na realidade é mais raro do que se pensa. De facto, na maioria dos casos, os problemas com as escutas estão relacionados com terceiros que resolveram instalar uma aplicação num determinado smartphone para seguirem alguém e perceberem o que essa pessoa faz e com quem fala. Aliás é por esse motivo que temos recebido algumas mensagens a solicitarem-nos ajuda com a questão como saber se telemóvel está sob escuta. A verdade é que existem sinais de que pode ter uma escuta no smartphone.
Assim monitorize o seu smartphone. Lembre-se quais as aplicações que utilizou e como afetam a sua bateria. Se estiver sempre com pouca bateria, apesar de não usar o smartphone assim com tanta frequência, é um sinal demasiado estranho para ignorar. Mas vamos aos outros sinais importantes.
Aumento no consumo dos dados
Há muitas aplicações que gastam bastantes dados. No entanto de certeza que quase todos os meses gastamos mais ou menos o mesmo tráfego.
Se esta quantidade aumentar drasticamente, temos de perceber exatamente o porquê. Se não conseguirmos encontrar a razão, pode ser que uma terceira pessoa esteja a interceptar as nossas mensagens e chamadas.
Não nos podemos esquecer que o software malicioso utiliza os nossos dados para enviar informações recolhidas para uma fonte externa. Assim se tiver alguma destas coisas no seu smartphone o volume de dados vai mesmo aumentar.
Publicidade e apps indesejadas
É verdade que com o passar do tempo nos esquecemos de metade das coisas que estão no nosso smartphone. No entanto é imperativo que saibamos algumas coisas. Ou pelo menos que consigamos reconhecer aquilo que está no nosso smartphone e que nunca vimos em lado nenhum. Se não se lembra de ter instalado uma app que está no seu telemóvel é provável que seja malware.
Mensagens estranhas e encaminhamento de chamadas
Não pode ignorar nenhum sinal se quer saber se o seu telemóvel está sob escuta. O que pode parecer spam ou uma simples chamada para um número errado pode ser um alerta de que algo está mal.
Sinais de alerta incluem mensagens aleatórias com dÃgitos, letras e sÃmbolos. Podemos pensar que são erros mas na realidade são comandos a serem transmitidos.
Esteja atento a qualquer atividade que não reconheça. Veja as cadeias de mensagens, os perfis das redes sociais e verifique a sua pasta e caixa de saÃda. Se não se lembra de enviar algo, desconfie.
Para além disso deve verificar se as suas chamadas estão a ser encaminhadas para algum lado.
Se estiver num smartphone Samsung pode ir ao teclado da app de telefone e escrever *#21*. Depois tem de carregar no botão de efetuar chamada.
Nessa altura surge uma janela que mostra informações alusivas às chamadas. Nomeadamente se há reencaminhamento. No caso de outros smartphones o comando pode ser *#67# ou *#62#.
Se houve reencaminhamento de chamadas pode resolver facilmente o problema. É só escrever o comando ##002# e pressionar o sÃmbolo de estabelecer ligação. O problema deverá ficar resolvido.
Telemóvel muito mais lento
Quando o seu telemóvel é antigo ou está cheio de aplicações e fotografias, é de esperar que fique mais lento. Poderá notar tempos de carregamento mais longos para aplicações e uma resposta mais demorada ao toque.
Mas se a maior parte dos seus dados estiver na cloud, o espaço de armazenamento não for um problema, o seu telemóvel tiver menos de 2 anos e continuar a ficar mais lento, deve preocupar-se.
As aplicações que espiam o seu smartphone podem ser muito prejudiciais para o desempenho. Utilizam tanto poder de processamento que o telemóvel fica lento ao executar tarefas básicas, como abrir aplicações. Isto consome a memória e a CPU do telefone, fazendo-o funcionar tão lentamente que o utilizador fica frustrado com o seu desempenho comprometido.
Mais tempo a desligar
É possÃvel que nunca repare nisto, uma vez que as pessoas raramente desligam os seus telemóveis hoje em dia. No entanto, se o aparelho demorar muito tempo a desligar-se – ou não se desligar de todo – pode dever-se à interferência de aplicações espiãs no seu dispositivo.
O spyware não foi concebido com uma opção de encerramento. Em vez disso, procura naturalmente mais recursos para se manter ativo. Isto significa que irá notar um atraso considerável quando tentar desligar o telemóvel porque o spyware está a resistir. Tente desligar o telemóvel algumas vezes; se o problema de encerramento persistir, é provável que se trate de spyware.
Capturas de ecrã estranhas
Há um rumor de que os keyloggers – o tipo de spyware que regista tudo o que escrefve – podem afetar negativamente a qualidade das capturas de ecrã. Por isso, se notar que as suas capturas de ecrã estão desfocadas ou que não estão tão nÃtidas como habitualmente, considere a possibilidade de ter um keylogger instalado no seu telemóvel.
Isto tudo vai ajudar a saber saber se o seu telemóvel está sob escuta.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!