OnePlus, Oppo e Xiaomi apanhadas nas malhas do Spyware

O mundo dos smartphones está cheio de fabricantes, e alternativas, diferentes no design, experiência de utilização, e claro, preços. O mercado não é feito de apenas Samsung e Apple, visto que também temos outras grandes fabricantes, sempre a trazer coisas novas para as prateleiras, ano após anos, como é o caso da OnePlus, Oppo e Xiaomi.

Porém, segundo um novo estudo da Universidade de Edinburgo, e a Trinity College de Dublin, muitos destes smartphones Chineses trazem algumas coisas escondidas.

OnePlus, Oppo e Xiaomi apanhadas nas malhas do Spyware

Telemóvel mais lento, jornalistas spyware

Portanto, de acordo com este estudo, os telemóveis das três fabricantes Chinesas mencionadas em cima, chegam às nossas mãos com várias apps pré-instaladas, que nem sempre são bem intencionadas. Aliás, o problema nem é o estarem instaladas, mas sim as permissões que têm ativas por defeito. Permissões, que em qualquer instalação, devem ser dadas pelo utilizador e nunca pela fabricante.

Entre outras coisas, estas apps são capazes de reunir vários tipos de informações sobre o utilizador, e enviá-la para terceiros desconhecidos. Estamos a falar da localização do dispositivo, mensagens de texto SMS e em outras apps de conversação, histórico de chamadas, números dos contactos, emails dos contactos, etc…

- Advertisement -

Como é óbvio, isto não é novidade para ninguém, visto que já acontece há muitos e bons anos. Porém, continua a ser impressionante, que mesmo com todo o foco na segurança, o ecossistema Android continue tão fraco e na mãos das fabricantes.

O que faz quando compra um telemóvel novo? Vai ver o que está instalado por defeito e apaga as apps, mesmo que façam parte do sistema? É uma boa forma de manter o nível de segurança? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.