Agora é que pode mesmo esconder conversas no WhatsApp!

O WhatsApp tomou várias medidas para reforçar a segurança da sua plataforma. Como forma de manter as suas conversas privadas seguras e protegidas de olhares curiosos, o serviço de mensagens introduziu o bloqueio de conversas em maio de 2023. A funcionalidade adiciona uma camada extra de segurança às suas conversas pessoais, garantindo que apenas o utilizador as pode ver. No entanto, a implementação inicial deixou muito a desejar, uma vez que se limitava a utilizar a autenticação biométrica do telefone ou o bloqueio do ecrã. O WhatsApp está agora a introduzir várias alterações tornando-o muito mais funcional e que sobretudo garantem ainda mais privacidade. Assim agora é que pode mesmo esconder conversas no WhatsApp.

Agora é que pode mesmo esconder conversas no WhatsApp!

Em primeiro lugar, em vez de saltar para o ecrã de informações de uma conversa para a bloquear, pode premir longamente a conversa e selecionar a opção Trancar conversa. Em segundo lugar, o WhatsApp está a introduzir uma funcionalidade de código secreto para conversas bloqueadas. Já não terá de confiar na impressão digital ou no PIN/padrão do seu dispositivo para aceder a uma conversa oculta. Em vez disso, pode definir uma palavra-passe única, que pode incluir um emoji, para aceder à pasta de bloqueio de conversas.

esconder conversas no WhatsApp

Entretanto o acesso às conversas bloqueadas no WhatsApp era fácil. Bastava deslizar para baixo a partir da janela da lista de conversas, o que nem sempre era uma boa ideia. Isto porque qualquer pessoa iria aperceber-se que as conversas estavam lá. Felizmente, o WhatsApp também está a melhorar esta implementação, permitindo-lhe ocultar as suas conversas bloqueadas através de um código secreto. Assim só é possível aceder às conversas ocultas introduzindo o código secreto na barra de pesquisa do WhatsApp, tornando esta opção muito mais discreta.

Estas melhorias na opção de Trancar conversas surgiram pela primeira vez no final de outubro.

Assim o serviço de mensagens lançou rapidamente estas melhorias ao público.

Dado que o WhatsApp é regularmente utilizado por milhões de pessoas diariamente para conversas sensíveis e privadas, estas melhorias para proteger e ocultar as suas conversas privadas são uma adição bem-vinda. Tal como as conversas normais do WhatsApp, todas as conversas ocultas com este sistema de bloqueio são encriptadas de ponta a ponta. Também é feita uma cópia de segurança para o Google Drive. Isto quando faz o upload das cópias de segurança das conversas do WhatsApp para a cloud.

O WhatsApp tem vindo a adicionar várias novas funcionalidades à sua plataforma todos os meses. Em outubro, o serviço de mensagens lançou o suporte para várias contas, integração de passkeys, formatação de texto melhorada e muito mais. Mais recentemente, o WhatsApp deu mais um passo no sentido de adicionar a verificação do endereço de e-mail, fornecendo uma forma alternativa de aceder à sua conta quando não consegue receber mensagens.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.