Luz do Motor: o que significa e como resolver o erro P0128!

Há uma coisa que assusta muito os proprietários dos automóveis. Falo da temida luz de aviso de problemas no motor. Em muitos casos é mais o susto do que o resto. Isto porque pode até ajudar a evitar problemas catastróficos no motor, alertando-o para um pequeno problema antes de se tornar num problema grave. Nessa altura para obter mais informações é necessário ligar o carro a uma máquina e algumas vezes surge o código de erro P0128. Na prática indica apenas que pode haver um problema com o termóstato do veículo ou com a sua capacidade de regular a temperatura do líquido de refrigeração. Mas há mais do que isso.

Luz do Motor: o que significa e como resolver o código P0128!

Assim o erro P0128 pode ser indicativo de vários outros problemas. Dito isto, existem alguns sinais de alerta a que deve estar atento antes de a luz de verificação do motor se acender. São exemplo disso o indicador de temperatura do veículo a indicar que o motor não está tão quente como deveria estar. Também o seu veículo a demorar mais tempo do que o habitual a aquecer. Ou então a temperatura do motor a subir constantemente enquanto conduz na autoestrada. Se não detetar o problema antes de a luz de verificação do motor se acender, ou se o diagnosticar por si próprio com uma ferramenta de diagnóstico automóvel, eis algumas coisas que precisa de saber sobre o que causa um código de erro P0128 – e o que fazer se encontrar um.

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O que causa o código P0128 no seu automóvel?

Existem alguns outros sinais de alerta que deve procurar se quiser detetar problemas relacionados com um código de erro P0128. Isto antes de a temida luz “do motor” se acender. São exemplo disso uma economia de combustível visivelmente reduzida no seu automóvel. Ou então um sistema de aquecimento com mau funcionamento. No entanto, quando essa luz se acende, significa que o Módulo de Controlo do Motor ou o Módulo de Controlo do Grupo Motopropulsor do seu automóvel enviou um sinal ao Sistema de Diagnóstico a Bordo de que algum problema está a fazer com que o motor funcione mais frio do que deveria e que é necessário tomar medidas.

deixar o carro aquecer

A temperatura do líquido de refrigeração pode tornar-se um problema. Isto porque quando o motor do automóvel não atinge a temperatura pretendida, tem dificuldade em manter a economia de combustível e controlar as emissões. Quanto ao que pode estar a causar o problema do código P0128, é necessário inspecionar vários componentes. É que a função monitoriza, em parte, a velocidade a que o líquido de arrefecimento do motor atinge uma temperatura de funcionamento ideal.

Se o motor não estiver a atingir ou a manter a sua temperatura alvo, pode haver um problema com a ventoinha de arrefecimento, o sensor de ar de admissão, o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento ou o termóstato. Mas também pode receber um sinal P0128 se estiver a operar regularmente o veículo em áreas que registam longos períodos de frio extremo, pois isso pode impedir que o carro aqueça.

Como corrigir o erro

Embora um código de erro P0128 possa não ser um sinal de desastre imediato para o seu automóvel, deve ser levado muito a sério, uma vez que o problema diz respeito à forma como o motor regula a temperatura. Tendo em conta os componentes do motor envolvidos, é provável que seja necessário consultar um mecânico para resolver quaisquer problemas potenciais, uma vez que a avaliação precoce dos problemas pode ajudar a evitar problemas futuros.

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No entanto, se pensa que o frio extremo está por detrás do código de erro P0128 do seu automóvel, poderá ser possível repor os sensores internos levando o veículo numa série de viagens curtas, uma vez que isso pode ajudar o motor a atingir uma temperatura de funcionamento ideal.

Se o tempo frio não for o culpado, um profissional terá provavelmente de efetuar alguns testes para diagnosticar o problema. Esses testes podem incluir a verificação das mangueiras do radiador, do termóstato e do líquido de refrigeração do veículo. Isto para além de quaisquer sensores instalados para monitorizar a temperatura e o funcionamento de cada um deles. Se os sensores estiverem danificados, poderão ter de ser substituídos. O mesmo se aplica provavelmente ao termóstato, se este se revelar defeituoso.

Escusado será dizer que qualquer um destes problemas deve ser resolvido o mais rapidamente possível se quiser manter o seu motor a funcionar com a máxima eficiência a longo prazo.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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