A Cupra é hoje em dia muito mais que uma versão um bocadinho mais entusiasta dos carros da SEAT. Aliás, na minha opinião, a Cupra é mesmo tudo aquilo que a SEAT sonha em ser mas por alguma razão não consegue alcançar.
Ainda assim, o Cupra Leon que tivemos para teste é na realidade a versão ‘performance’ do SEAT Leon que tanto sucesso faz no mercado Nacional. Porém, para dar um pouco de razão ao que disse na primeira linha deste artigo, não é um SEAT Leon Cupra, é um Cupra Leon. Existem diferenças. Vamos a elas?
(Ensaio) Leon Cupra: Carro incrível para quem gosta de qualidade e estilo
Um Cupra é ou não é um SEAT? Bem, sim, mas também não. É confuso, eu sei!
A Cupra ainda faz parte da família SEAT, mas ao mesmo tempo está cada vez mais afastada, cada mais jovial, e cada vez mais apelativa para todo o tipo de consumidores.
É por isso que já tem os seus próprios modelos como é o caso do Cupra Born e Cupra Formentor, mas também continua a criar versões mais “fixes” de alguns carros SEAT, como é o caso deste Cupra Leon.
O que muda?
O Cupra Leon é mais baixo, parece mais chateado, tem rodas maiores, e claro, tem vários acabamentos a imitar cobre. É um carro que no fundo é muito parecido ao modelo original, mas é mais elaborado.
Na realidade, é o exemplo perfeito de que pequenos toques aqui e acolá, podem fazer toda a diferença.
Dito isto, o interior é muito parecido ao Leon da Seat, mas com maior qualidade de construção e um maior foco no ecrã central de 12 polegadas, que digo desde já, é o melhor sistema de infotainment que apanhei num carro do grupo VW nos últimos tempos. É grande, é bonito, e mais importante que isso, é rápido.
Porém, este Cupra Leon continua a sofrer do síndrome “touch é que é bom”! Com vários controlos a ficarem escondidos em menus no ecrã sensível ao toque. Como é o exemplo do controlo climático, que continua atrás de menus e menuzinhos irritantes. Isto é algo que quero ver retirado de todos os automóveis à face da terra. Felizmente, a VW já confirmou que o touch vai desaparecer dos novos modelos do grupo.
Fora a falta de botões, o interior é mesmo muito bom, espaçoso. Além disso, a iluminação noturna é incrível, ao conseguir fazer sentir que está a conduzir uma bomba, mesmo que o motor não lhe dê todo o sumo que provavelmente gostaria de encontrar. (Nós conduzimos a versão eTSI 1.5 com 150cv).
Performance
O Cupra Leon está disponível em várias versões, com um maior foco na Gasolina como é normal nesta nova era em que o Gasóleo parece o Diabo na terra. Assim, temos a versão menos agressiva que tivemos a oportunidade de testar (eTSI 150cv DSG), temos ainda uma versão Plug-In Hybrid (245cv), e por fim uma versão Diesel TDI 2.0 também com 150cv.
No nosso teste, apesar de faltar algum “poder” ao motor 1.5 TSI, a realidade é que o Cupra Leon é um carro muito satisfatório, sempre capaz de passar um feeling divertido na condução.
Sente-se como um carro diferente, capaz de ultrapassar qualquer obstáculo. Mas talvez mais importante que isso, é um automóvel que passa muita segurança e conforto. Seja em cidade, em percurso misto, ou autoestrada.
O Cupra Leon é extraordinariamente espaçoso para a gama onde se encontra!
O Cupra Leon oferece muito espaço para o tamanho que aparenta ter, o habitáculo é extremamente confortável para o condutor, para o pendura, e até para os passageiros temos algum conforto e espaço disponível, isto nunca esquecendo as muitas malas que pode vir a ter.
Fui ao Algarve e voltei com este carro, andei a passear com a minha família pela zona (4 pessoas, 3 adultos e uma criança), e tudo correu bem. Aliás, o meu sobrinho de 7 anos afirmou que eu devia trocar o meu Golf GTE por este Cupra. Talvez um dia!
Conclusão
O Leon Cupra é um automóvel que chama a atenção, e que enche a alma do seu condutor em cada viagem. Tem qualidade, é bonito, é seguro, e traz muito conforto para cima da mesa.
É mais um exemplo do crescimento da Cupra no mundo automóvel. Sendo também mais acessível que vários rivais dentro do mesmo segmento.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!