O nosso primeiro ensaio a um carro Seat, tinha quase obrigatoriamente de ser à carrinha Leon, que tanto sucesso faz no nosso mercado Nacional.
Dito isto, apesar de achar que a Seat, como marca, precisa de limpar e renovar um pouco a sua imagem, sendo exatamente por isso que anda a perder espaço para a Cupra, a verdade é que como carrinha, a Leon impressiona pela agilidade, praticabilidade, e qualidade dos acabamentos no seu interior.
É um carrinha que dá para tudo, faz tudo, sempre com um sorriso no rosto. Vamos por partes?
(Ensaio) Seat Leon: Uma carrinha incrível para o dia-a-dia
A carrinha Seat Leon é a prova de que nem tudo aquilo que é bom, tem de ser o melhor em algo específico. É uma carrinha incrível, e na verdade, melhor automóvel que muitas das carrinhas rivais, com melhores números de mercado. (Como é o caso da Ford Focus)
Consegue imaginar um automóvel super espaçoso, bem construído, capaz de lhe dar aquele sumo de performance e dinamismo, quando realmente precisa. É de forma muito resumida, um carro de família, capaz de oferecer uns pózinhos extra!
Foi esta a nossa experiência durante o ensaio. A Seat Leon não foi pensada para ser veloz, mas ao conseguir combinar uma motorização com provas dadas, com a sempre incrível caixa automática DSG de 7 velocidades, evitar atrasos para o emprego, ou para levar os seus filhos ao treino, é mesmo muito fácil.
Condução
A Seat Leon está disponível em várias motorizações, e níveis de acabamento. No nosso caso, para teste, tivemos a versão TDI 2.0 com 150cv e apoio de uma caixa automática DSG de 7 velocidade.
Uma combinação muito interessante, não porque é extremamente poderosa, mas sim porque a caixa DSG é capaz de aproveitar muito bem todo o pacote. A carrinha sente-se ágil, confortável, dinâmica, e acima de tudo, mega confortável. Sendo uma motorização a diesel muito conhecida, e testada, temos também um consumo incrível, mesmo que tenha um pé pesado no acelerador. No meu caso, que fiz muita autoestrada, fiz sempre consumos entre os 5.5L e os 6L.
Interior
A posição de condução é super confortável, bem mais que alguns rivais diretos, com a ajuda de um banco capaz de se adaptar para qualquer sentido, e que surpreenda-se, até traz suporte lombar.
A qualidade de construção de todo o interior é muito interessante, ao ser, claro, muito Volkswagen. Não é a qualidade Audi, BMW ou Mercedes, mas também não tem de o ser.
Porém, temos um defeito também ele muito comum nos automóveis do grupo VW… Não há botões para o controlo do sistema de climatização. É tudo feito a partir do ecrã, ou através de botões sensíveis ao toque. Nunca vou gostar deste tipo de implementação, por muito boa que a fabricante ache que esta é. Odeio ter de andar a olhar para o ecrã, e devido a um qualquer abanão, em vez de baixar um grau subi 3 ou 4. Não faz sentido, e é algo que a VW tem de deixar de fazer urgentemente. (A VW e todas as fabricantes que olham para os controlos touch como a melhor invenção após o pão fatiado).
Quanto à visibilidade, e conforto durante as manobras, a Seat Leon está muito bem desenhada, e tem uma excelente ajuda tecnológica, seja através de sensores em toda a volta, ou câmeras. (São extras!)
Conclusão
A Seat Leon é uma carrinha fantástica, que faz tudo, e faz tudo bem. A condução é incrível, está bem equipada, e é um automóvel bonito. Em suma, um carro familiar a ter debaixo de olho. (A bagageira é incrível!)
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!