Energy Tower 8 G2: Uma experiência de som de topo, a baixo preço! – Numa altura, em que as colunas sem fios e soundbars, ganham cada vez mais popularidade no mercado, vale sempre a pena olhar para a Espanhola Energy Sistem!

Uma marca que tem como o seu maior objetivo, oferecer produtos de grande qualidade, a um preço muito mais em conta, no mercado de áudio.

Como é o caso destes produtos, que também já tivemos a oportunidade de analisar:

Afinal de contas, com mais de um metro de altura, esta torre sonora ‘Energy Tower 8 G2’, tem uma potência de 120W, sendo ainda extremamente bem apetrechada em extras, e funcionalidades.

Portanto, temos um tweeter de 1.5” e 10w, bem como dois altifalantes frontais de 4” e 30, e por fim, um subwoofer de 6.5” e 50W de potência… Escusado será dizer, que com esta combinação, é muito difícil não ficar satisfeito com a qualidade sonora. (Além disto, pode ainda controlar o bass e o trebble, à maneira antiga, com dois controlos na traseira.)

Energy Tower 8 g2

Em suma, esta coluna da Energy Sistem é uma torre 2.1 de 120W RMS, cheia de ligações e que se define por apostar no segmento do som Hi-Fi! Isto, com um preço super acessível e um aspeto bem moderno e atraente, que deverá ficar a ‘matar’ na sua sala ou escritório.

Mas os pontos positivos não ficam por aqui! É que além da sua qualidade sonora, temos aqui uma coluna super versátil

Apesar de não conseguirmos ligar mais colunas, numa ‘rede’ sem fios, contamos com uma entrada USB para usar com uma pen, ou até para carregar smartphones ou tablets. (Além disso, é possível ligar outras colunas com cabo.)

Posteriormente, temos ainda suporte a cartão microSD, ligação Bluetooth, ouvir rádio e como disse em cima, usar como ‘soundbar’, ligando diretamente à televisão graças à entrada ótica ou entrada AUX.

Design

O modelo em causa é o Energy Tower 8 G2 Wood, que como o nome indica, tem um acabamento em madeira! Ao contrário da outra versão, que tem o clássico acabamento em ‘Preto Mate’.

Energy Tower 8 g2

Dito isto, este acabamento dá um aspeto ‘premium’ ao aparelho, o que é super importante neste segmento.

Posteriormente, com cerca de um metro de altura, é bastante fina e compacta! Contando ainda com design elegante mas simples, onde na frente se sobressai apenas o ecrã LCD de informação, e conjunto de altifalantes que já mencionámos em cima.

Assim, não existem dúvidas de que é uma coluna bastante bonita e atraente.

Simplista em design e na sua forma de usar, fica bem em qualquer lugar da casa e não apenas necessariamente numa sala. Mas em funcionamento, é nesse local onde faz mais sentido, porque se apresenta mesmo como uma solução completa.

Super fácil de utilizar

A sua utilização é bastante facilitada graças aos botões intuitivos e bem distribuídos no seu painel.

Afinal de contas, trocar de fonte é tão fácil como carregar num botão, com o ecrã LCD a servir de indicador.

Energy Tower 8 g2

Também positiva é a sua sincronização via Bluetooth, que é rápida e simplificada. No entanto, por defeito, é este o modo que aparece ativo sempre que ligamos a coluna…

Gostaria que existisse uma memorização do modo, para não ter de estar sempre a mudar para o modo AUX, para ouvir o som da TV. (Porque no meu caso, uso a coluna como uma espécie de ‘soundbar’ improvisada, e acaba por ser chato, mudar sempre a fonte)

Áudio e conectividade

Para além das entradas físicas, a Energy Tower 8 G2 tem ainda a obrigatória ligação Bluetooth na sua versão 4.1! Que, para além de ser fácil de usar, tem um excelente alcance sem perdas de sinal.

Dito isto, de forma bem curiosa, a torre vem ainda equipada para podermos tirar o máximo de partido com diferentes formatos de áudio. Não sendo apenas compatível com os formatos habituais como WAV e MP3, mas também com FLAC.

Assim, tanto a compatibilidade de formatos como o FLAC e a entrada ótica revelam-se ótimas adições a este modelo! Especialmente por podermos tirar partido do processador áudio digital de 24 bit/96kHz, que promete uma experiência áudio muito acima da média

Então e a qualidade sonora?

O som das colunas, independentemente da fonte, é claro e balanceado. Não apresentando qualquer tipo de pós-processamento extra para aumentar graves e agudos. Com o som a surgir aparentemente puro e sem distorções acentuadas em volumes altos.

Contudo, o som nem sempre é o mais envolvente…

Por vezes, ficamos com a sensação, que o som vem todo de um único local. O que é um ponto negativo, caso esteja a ouvir um álbum ‘live’… Ou até apenas a ver um jogo de futebol, e quer sentir a atmosfera do estádio.

Mas aqui, chegamos ao último ponto, o preço

Apesar de um ou outro pormenor de design e materiais, ou desta falta de envolvência de som… A verdade é que a Energy Tower 8 G2 impressiona muito! Enquanto uma coluna multimédia no segmento da alta fidelidade ‘budget’.

É, sem dúvida, um excelente substituto para uma aparelhagem! Ou para quem procura um bom sistema de áudio minimalista para ter na sua sala.

Por fim, a Energy Tower 8 G2 está disponível por 159€! Onde podemos incluir o comando à distância, um cabo de áudio de 3.5mm e por fim, um cabo de antena.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.