Quando faz compras on-line, normalmente tem acesso a várias formas de pagamento. A mais comum passa pela utilização do cartão de crédito de forma direta, ou então pelo PayPal (onde também pode entrar o seu cartão de crédito, ou o dinheiro que tem guardado na sua conta).
Isso acontece porque o PayPal permite que os utilizadores armazenem crédito quando os amigos transferem dinheiro. Ao mesmo tempo também oferece proteção ao comprador para que os utilizadores possam obter o dinheiro de volta, no caso de ocorrer um problema com o produto adquirido. No entanto, as empresas que gerem os cartões de crédito estão a unir forças para criarem um novo botão de checkout, que seja uma forte alternativa ao PayPal.
Assim quando quiser utilizar o Visa ou o Mastercard que até já têm suas próprias opções, ou o American Express vai poder recorrer a um botão unificado que incentive os clientes a utilizarem os seus serviços, ao invés do PayPal.
Importa salientar que o sistema ainda está em desenvolvimento e as empresas só deverão passar a disponibilizá-lo até ao final do ano.
Embora seja uma iniciativa interessante só o tempo dirá se vai ter sucesso ou não. É que a maioria dos utilizadores já optam pelo PayPal pela conveniência e segurança e a menos que o novo serviço traga alguma vantagem competitiva não vemos as pessoas a mudar.