Domingo, Dezembro 10, 2023

É melhor utilizar fichas triplas ou extensões com tomadas?

Se a sua coleção de tecnologia, eletrodomésticos e gadgets está a ficar demasiado grande em casa, é provável que já tenha recorrido a uma coleção de extensões e fichas para tentar ligar tudo. De facto, ter tudo ligado pode ser tentador. No entanto lá porque as muitas extensões que temos em casa podem aguentar sete ou oito equipamentos não significa que seja seguro fazê-lo. Na realidade tudo dependendo do que lá ligamos. É que alguns equipamentos requerem tanta energia que quando agrupados podem causar sobreaquecimento e possivelmente iniciar um incêndio. Olhando para isto será melhor utilizar fichas triplas ou extensões com tomadas, ou é exatamente o mesmo?

É melhor utilizar fichas triplas ou extensões com tomadas?

Que quantidades de energia os equipamentos que temos em casa necessitam?

Há uma questão surpreendente. Em muitos casos os dispositivos mais pequenos que temos em casa são os que utilizam a maior quantidade de watts de energia. Por exemplo, o jarro de água elétrico consome 20 vezes mais watts que um frigorífico. Já o ferro de engomar utiliza em média 2800 watts. Isto é 200 vezes mais o que gasta o carregador do seu smartphone.

ligar nas tomadas

Um aspeto a ter em conta é que só deve carregar numa tomada cerca de 3000 watts. No entanto para que seja mais simples vamos dar vários exemplos práticos.

Quando é que as coisas se tornam perigosas?

Na prática não depende do que se liga mas daquilo que cada dispositivo gasta. Podemos ter uma extensão com sete tomadas totalmente ocupadas e sem qualquer problema, ou outra apenas com duas que nos deixa em perigo. A ideia é sempre verificarmos quantos watts consome cada equipamento. Depois somamos tudo o que se liga à tomada. Se não ultrapassar os 3000 watts não há qualquer problema. Se ultrapassar então a extensão pode aquecer e há o risco de incêndio.

ligar nas tomadas

O que é que não devemos mesmo combinar

Tudo é mais simples com exemplos. Assim vamos dizer-lhe tudo aquilo que não deve combinar numa tomada. O primeiro exemplo é não juntar a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça. Quer dizer, desde que não funcionem ao mesmo tempo não há problema. Agora se funcionarem em simultâneo já é mais perigoso. Isto porque ambas consomem cerca de 2200 watts o que somado ultrapassa significativamente os 3000.

Também não deve ligar ao mesmo tempo o jarro de água elétrico e a torradeira. O jarro consome como referi acima 3000 watts e a torradeira 2000. Mais uma vez refiro que se for em separado não há qualquer problema.

Outra coisa que eventualmente também não deve fazer e apesar de ser uma combinação mais estranha é ligar o secador de cabeço e o ferro de passar à mesma ficha em simultâneo. O ferro de engomar consome 2800 watts e o secador de cabelo 2200.

Apesar da dimensão o frigorífico é daqueles equipamentos que pode ser mais facilmente partilhado por ter um consumo mais reduzido.

É melhor utilizar fichas triplas ou extensões com tomadas?

As extensões são melhores se utilizadas corretamente. As fichas triplas que se colocam diretamente nas tomadas não são inseguras, mas o peso das fichas e dos cabos pode começar a retirar as fichas do adaptador levando ao aquecimento de resistência e aumentando o risco de incêndio.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Globaldata

Leia também

Outras notícias