E agora Intel? Apple pode virar-se para os modems 5G da Huawei!

Huawei

Avizinham-se tempos complicados para a Intel. Não é que este fabricante necessite desesperadamente da Apple. No entanto, perder um cliente como o gigante da maçã nunca são boas notícias. O motivo de tudo isto acontecer é algo que a Intel ainda pode negar, mas que se pode tornar uma verdade nos próximos dias. A Apple perdeu a fé na possibilidade da Intel disponibilizar os modems 5G para os iPhones de 2020. Entretanto, pode já haver uma jogada que poucos esperavam.

A Huawei vai dar à Apple os chips 5G que ela precisa?

De facto já está a circular na Internet a informação de que a Apple considera que a Intel não vai conseguir disponibilizar os modems a tempo dos novos iPhones. Lembramos que a Intel foi o único fornecedor de modems no ano passado.

Como é que a Apple só tem um único fornecedor?

É simples. A maioria dos smartphones Android utiliza hardware da Qualcomm nos seus smartphones 5G. No entanto, com a guerra entre a Qualcomm e a Apple, isto não é uma opção. Entretanto a solução da Samsung também não é opção e os chips da Mediatek não estão tecnicamente tão prontos.

192 megapixéis

Claro que a Apple podia passar a desenvolver os seus próprios modems mas isto iria significar mais atrasos.

A Huawei como a solução lógica

Segundo o site Engadget, a resposta pode estar na Huawei. O gigante chinês parece estar aberto à ideia de vender os modems Balong 5000 que fazem parte do dobrável Mate X em exclusivo à Apple.

De facto esta teria uma solução lucrativa para ambas as empresas. A Huawei vai obter uma nova forma de lucro que não será assim tão pequeno quanto isso e a Apple recebe os chips 5G mais cedo. Para além disso, esta parceria iria empurrar o negócio da Apple na China, onde as vendas dos iPhones têm vindo a diminuir recentemente.

Um grande obstáculo ou talvez não? 

No entanto há um grande obstáculo. É que a Huawei está a travar uma batalha com os Estados Unidos, que acusa a empresa chinesa de espionagem. No entanto se não ocorrer um banimento em específico, a Apple pode ignorar esta batalha e adotar sem problemas os modems deste fabricante.