Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada!


Por em

Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada! – Enquanto a tecnologia das baterias teima em não evoluir significativamente, as fabricantes são obrigadas a olhar para todos os outros componentes dos seus smartphones! De forma a tentar aumentar a autonomia dos seus aparelhos. E claro, como deve saber, um dos grandes culpados pelo tempo de bateria útil, é o cada vez maior e mais brilhante ecrã!

Pois bem, de acordo com uma equipa de investigadores do Reino Unido, o uso de luz polarizada poderá retirar um pouco desta culpa ao ecrã.

Curiosamente, uma das maneiras mais eficientes para poupar a bateria do nosso smartphone, é baixar o brilho do ecrã. Afinal de contas, é necessária muita energia para criar a luminosidade e cores que os ecrãs modernos oferecem.

bateria

Portanto, hoje em dia, a eficiência está num distante segundo lugar, com a usabilidade em primeiro.

Pois bem, caso não saiba, todos os ecrãs de smartphones têm filtros para reduzir o reflexo de luz de outras fontes, como é o caso do sol. Contudo, estes filtros também acabam por reduzir a luz que sai do ecrã… Muitas vezes para metade.

Assim, não só o ecrã acaba por usar apenas 50% do seu potencial, como existe um autêntico desperdício de eletricidade na produção de luz. É aqui que entra a equipa de investigadores mencionada no início do artigo.

Ecrã LG OLED enrolável
Ecrã LG OLED enrolável

Uma equipa de cientistas, desenvolveu um novo tipo de OLED (organic light-emitting diode), que polariza a luz de maneira a que esta ignore completamente os filtros anti-reflexo.

Em suma, vai ser possível tornar todos os ecrãs mais brilhantes, ao mesmo tempo que se aumenta a qualidade de imagem, contraste e claro, eficiência energética.

Ou seja, em teoria, o brilho máximo poderá ficar mais alto. Mas em boa verdade, é muito mais interessante baixar o consumo de energia! Do que é aumentar o limite de brilho. Afinal, o utilizador não iria notar a diferença no brilho máximo… Mas irá com toda a certeza notar o aumento de autonomia.

E como é obvio, é uma tecnologia que não está limitada aos smartphones! Poderemos vir a encontrar esta implementação em portáteis, relógios e até televisões.


Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Gears of War 5: Requisitos mínimos para PC já são conhecidos

Carregador Wireless do Galaxy Note 10 é surpreendente!

Seguinte