Inicio Especiais Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada!

Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada!

Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada! – Enquanto a tecnologia das baterias teima em não evoluir significativamente, as fabricantes são obrigadas a olhar para todos os outros componentes dos seus smartphones! De forma a tentar aumentar a autonomia dos seus aparelhos. E claro, como deve saber, um dos grandes culpados pelo tempo de bateria útil, é o cada vez maior e mais brilhante ecrã!

Pois bem, de acordo com uma equipa de investigadores do Reino Unido, o uso de luz polarizada poderá retirar um pouco desta culpa ao ecrã.

Curiosamente, uma das maneiras mais eficientes para poupar a bateria do nosso smartphone, é baixar o brilho do ecrã. Afinal de contas, é necessária muita energia para criar a luminosidade e cores que os ecrãs modernos oferecem.

ecrãs OLED?

Portanto, hoje em dia, a eficiência está num distante segundo lugar, com a usabilidade em primeiro.

Pois bem, caso não saiba, todos os ecrãs de smartphones têm filtros para reduzir o reflexo de luz de outras fontes, como é o caso do sol. Contudo, estes filtros também acabam por reduzir a luz que sai do ecrã… Muitas vezes para metade.

Assim, não só o ecrã acaba por usar apenas 50% do seu potencial, como existe um autêntico desperdício de eletricidade na produção de luz. É aqui que entra a equipa de investigadores mencionada no início do artigo.

ecrãs OLED?
Ecrã LG OLED enrolável

Uma equipa de cientistas, desenvolveu um novo tipo de OLED (organic light-emitting diode), que polariza a luz de maneira a que esta ignore completamente os filtros anti-reflexo.

Em suma, vai ser possível tornar todos os ecrãs mais brilhantes, ao mesmo tempo que se aumenta a qualidade de imagem, contraste e claro, eficiência energética.

Ou seja, em teoria, o brilho máximo poderá ficar mais alto. Mas em boa verdade, é muito mais interessante baixar o consumo de energia! Do que é aumentar o limite de brilho. Afinal, o utilizador não iria notar a diferença no brilho máximo… Mas irá com toda a certeza notar o aumento de autonomia.

E como é obvio, é uma tecnologia que não está limitada aos smartphones! Poderemos vir a encontrar esta implementação em portáteis, relógios e até televisões.


Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...