Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada! – Enquanto a tecnologia das baterias teima em não evoluir significativamente, as fabricantes são obrigadas a olhar para todos os outros componentes dos seus smartphones! De forma a tentar aumentar a autonomia dos seus aparelhos. E claro, como deve saber, um dos grandes culpados pelo tempo de bateria útil, é o cada vez maior e mais brilhante ecrã!
Pois bem, de acordo com uma equipa de investigadores do Reino Unido, o uso de luz polarizada poderá retirar um pouco desta culpa ao ecrã.
Curiosamente, uma das maneiras mais eficientes para poupar a bateria do nosso smartphone, é baixar o brilho do ecrã. Afinal de contas, é necessária muita energia para criar a luminosidade e cores que os ecrãs modernos oferecem.
Portanto, hoje em dia, a eficiência está num distante segundo lugar, com a usabilidade em primeiro.
Pois bem, caso não saiba, todos os ecrãs de smartphones têm filtros para reduzir o reflexo de luz de outras fontes, como é o caso do sol. Contudo, estes filtros também acabam por reduzir a luz que sai do ecrã… Muitas vezes para metade.
Assim, não só o ecrã acaba por usar apenas 50% do seu potencial, como existe um autêntico desperdício de eletricidade na produção de luz. É aqui que entra a equipa de investigadores mencionada no início do artigo.
Uma equipa de cientistas, desenvolveu um novo tipo de OLED (organic light-emitting diode), que polariza a luz de maneira a que esta ignore completamente os filtros anti-reflexo.
Em suma, vai ser possível tornar todos os ecrãs mais brilhantes, ao mesmo tempo que se aumenta a qualidade de imagem, contraste e claro, eficiência energética.
Ou seja, em teoria, o brilho máximo poderá ficar mais alto. Mas em boa verdade, é muito mais interessante baixar o consumo de energia! Do que é aumentar o limite de brilho. Afinal, o utilizador não iria notar a diferença no brilho máximo… Mas irá com toda a certeza notar o aumento de autonomia.
E como é obvio, é uma tecnologia que não está limitada aos smartphones! Poderemos vir a encontrar esta implementação em portáteis, relógios e até televisões.
Duplicar eficiência dos ecrãs OLED? Basta usar luz polarizada! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.