DuckStation: o emulador de PlayStation para smartphones e PC

O mundo dos emuladores é algo realmente fantástico. Sobretudo quando têm a capacidade de nos fazer viajar no tempo. Ora o DuckStation cumpre esse propósito e permite-nos jogar títulos da PlayStation 1 em qualquer smartphone ou tablet. É verdade que há outras apostas na Play Store que fazem o mesmo. No entanto, o DuckStation é melhor e tem a vantagem de ser grátis.

DuckStation: o emulador de PlayStation para smartphones e PC

Como o site XDA refere, o ePSXe é igualmente uma aposta muito boa. No entanto é antigo e custa dinheiro. A última atualização foi lançada em Dezembro de 2019. Já o DuckStation é grátis, open-source e tem diversas funcionalidades. Suporta a API Vulkan, upscale até 4K e até para 8K.

Talvez o aspeto mais importante deste emulador seja o PXGP. Na prática corrige alguns problemas que surgiam na geometria 3D.

Para além de correr no sistema operativo Android, o DuckStation também é compatível com o Windows 10, macOS e Linux. Neste momento ainda não existe suporte para o Android TV, mas é provável que chegue em breve.

O objetivo do DuckStation é garantir a maior precisão possível, ao mesmo tempo que mantém o desempenho, mesmo em equipamentos mais antigos. Entretanto a configuração por defeito deve suportar praticamente qualquer jogo. Felizmente, os problemas de compatibilidade são muito raros.

DuckStation

Atenção que para correr os jogos vai necessitar da sua própria BIOS, embora isto não seja nada de novo no mundo dos emuladores.

De uma forma muito rápida e assim que instala este emulador do smartphone ou no PC, pode começar de imediato a jogar todos os títulos. Verá que mesmo nos equipamentos com menos requisitos tudo corre bem.

Apesar de já terem passado muitos anos desde o lançamento da PlayStation original ainda há muitas pessoas que por vezes gostam de jogar os títulos lançados para esta consola. Agora tudo ficou ainda mais simples.

Está disponível para Android aqui. Já para Windows e outras plataformas pode ser descarregado aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!