Já todos passámos por algo semelhante. Escrevemos o nome de um sítio web na barra de endereços do nosso browser favorito, ou talvez cliquemos no resultado de uma pesquisa no Google. De repente, uma sequência de palavras e símbolos aparentemente aleatórios aparece no final do URL do site. Claro que não faz ideia porque é que está lá. No entanto, o que importa é que chegou onde queria. Seja como for e para que não restem dúvidas vamos explicar-lhe quais são as cinco componentes principais de um domínio na Internet.
As cinco componentes principais de um domínio na Internet!
Um URL pode ser dividido em três partes principais: o protocolo, o nome de domínio e o caminho. Depois, é possível acrescentar uma query string ou usar uma tag âncora.
Protocolo
O primeiro componente de um URL é o protocolo. É o método utilizado para aceder a uma função na Internet. O protocolo mais comum para a navegação é o HTTP (Hypertext Transfer Protocol). Este protocolo envia um pedido do browser do utilizador para o servidor que aloja o Web site e o servidor envia de volta o recurso solicitado como resposta.
O HTTP tem uma versão segura denominada HTTPS (HTTP Secure), que utiliza encriptação para adicionar uma camada extra de segurança. O HTTPS é utilizado quando são transmitidos dados sensíveis, como palavras-passe ou informações de cartões de crédito, através da Internet. Aliás hoje em dia já é praticamente um requisito obrigatório que deverá estar presente em todos os sites.
Nome de domínio
O nome de domínio é o identificador único de um sítio Web na Internet. É composto por duas partes: o domínio de topo (TLD) e o domínio de segundo nível. O TLD indica a categoria do sítio Web, por exemplo, .com para sítios Web comerciais, .edu para instituições de ensino e .org para organizações sem fins lucrativos. O domínio de segundo nível é o nome exclusivo escolhido pelo proprietário do sítio Web.
Caminho
O caminho do URL especifica a localização de uma função num sítio Web. Normalmente, vem a seguir ao nome de domínio e começa com uma barra oblíqua (/). O caminho utiliza-se para organizar o conteúdo de um sítio Web e facilitar a navegação dos utilizadores.
Cadeia de caracteres de consulta (query string)
Entretanto a cadeia de consulta é parte do URL que começa com um ponto de interrogação (?) e contém pares de valores chave separados por um “e comercial” (&). Assim utiliza-se para transmitir dados entre páginas Web e pode conter informações como termos de pesquisa ou preferências do utilizador.
Tag de âncora
Entretanto uma tag de âncora é um identificador de fragmento que vem depois do URL e começa com um símbolo de hash (#). Liga a uma parte específica de uma página Web e pode-se utilizar para criar uma tabela de conteúdos ou para ligar a uma secção específica de um artigo longo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!