Se fizer isto não vai ter de gastar dinheiro num telemóvel novo!

Depois de ter o seu telemóvel durante algum tempo, pode notar que este começa a ficar mais lento ou a ter problemas de atraso, congelamento e encerramento. Pode até dar por si incapaz de carregar aplicações ou ter problemas inesperados a meio de uma tarefa. Isto pode ser um resultado natural da acumulação de cache ou de ficheiros temporários, mas este problema também pode surgir devido a um problema com uma aplicação ou a avarias no hardware. Pode também estar a ficar sem armazenamento, e um telemóvel sem armazenamento terá dificuldade em funcionar normalmente. Mas sabia que pode fazer algumas coisas para não ter de gastar dinheiro num telemóvel novo?

Se fizer isto não vai ter de gastar dinheiro num telemóvel novo!

Antes de decidir gastar dinheiro num novo telemóvel Android, há passos que deve seguir para verificar se o seu telemóvel atual ainda tem alguma vida útil.

Limpar a cache e desativar os processos em segundo plano

Nós, como pessoas, temos tendência a ficar dispersos e esquecidos quando estamos demasiado ocupados, e os nossos telemóveis são iguais. Como tal, a primeira coisa que pode fazer para voltar a pôr o seu Android em forma é limpar a cache e desativar os processos em segundo plano. Com menos processos em segundo plano e a ocupar recursos, muitos telemóveis apresentam uma melhoria imediata. O telefone armazena ficheiros temporários na cache para facilitar a execução de algumas acções. Isto pode ser útil para as coisas que utiliza regularmente, mas pode ser contraproducente se houver demasiados, que é quando deve ser limpo.

recuperar espaço no smartphone
Deleting data technology concept as a broom wiping clean binary code as a cyber security symbol for erasing computer information or to delete an email and clean a hard drive server with 3D illustration elements.

Para limpar a cache, abra as Definições no seu dispositivo Android. Ao percorrer a página Definições, deve ver a opção Armazenamento ou Armazenamento e memória (dependendo do Android); toque nessa opção e depois em Dados em cache, onde pode limpar a cache. Aqui está um guia útil se precisar de instruções mais detalhadas.

Os processos em segundo plano são úteis porque permitem que uma aplicação lhe envie uma notificação push mesmo que não tenha a aplicação carregada.

Esta é a mesma funcionalidade que permite que o seu monitor de saúde saiba quantos passos deu, que o seu GPS saiba onde se encontra ou que lhe permita ver um novo e-mail que chegou. Mas, tal como acontece com a cache, a certa altura torna-se autodestrutiva e torna o telemóvel mais lento. Felizmente, é possível desativar os processos em segundo plano, aplicação a aplicação, mantendo apenas os que são realmente necessários. Aceda ao menu Definições e, em seguida, verifique cada aplicação para a qual pretende desativar os processos em segundo plano. Procure uma opção que indique Bateria ou Otimização da bateria. A opção para restringir a utilização de dados em segundo plano estará lá.

Desinstalar aplicações e verificar a existência de malware

Continuando com o tema da organização para melhorar o desempenho, deve analisar as aplicações que tem instaladas e remover as que não está a utilizar. Isto não só irá melhorar a velocidade do seu telemóvel, a capacidade de armazenamento e, possivelmente, até dar um pequeno impulso à vida útil da bateria. De facto, a remoção de aplicações é uma forma de dar ao seu telefone uma remodelação caseira antes de decidir comprar um novo.

Espaço privado do Android 15, não divulgarem dados, sair do modo de segurança no Android, mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Para desinstalar aplicações, terá de voltar ao menu Definições e encontrar novamente as Aplicações. Se já souber quais as aplicações que pretende desinstalar, pode procurar especificamente por elas. Caso contrário, pode simplesmente percorrer a lista, parando em qualquer uma que pretenda remover. Para desinstalar uma aplicação, seleccione-a e toque em Desinstalar.

Atualizar o Android

Manter o seu smartphone atualizado pode ajudá-lo de várias formas diferentes. O Android está constantemente a lançar novas actualizações de segurança que mantêm o seu smartphone protegido contra hackers e malware, corrigem bugs no software, aplicam melhorias no sistema operativo e na duração da bateria e adicionam novas funcionalidades que lhe dão mais controlo. Mesmo que não saiba exatamente o que está a tornar o seu telemóvel mais lento ou com mau funcionamento, a atualização do sistema operativo Android é um bom passo básico que pode dar.

escolher um smartphone Android, sete anos de atualizações Android

Isto pode demorar alguns minutos, mas o processo é simples. O seu telemóvel deve avisá-lo automaticamente quando houver uma atualização de software que precise de ser instalada. Se tiver ignorado ou desativado este aviso, pode verificar manualmente se existe uma atualização. Na página Definições do telefone, procure a secção Sistema ou Acerca de. Nessa secção, aceda a Atualização de software ou Atualização do sistema. Antes de selecionar Transferir e instalar, certifique-se de que está ligado à rede Wi-Fi.

Repor o telemóvel pode deixar o seu telemóvel novo

Uma reposição de fábrica é uma das formas mais complicadas de tentar reparar o seu telemóvel, mas também pode ser uma das mais eficazes: é um novo começo que apaga todos os dados, aplicações e definições do seu telemóvel. Antes de o fazer, deve fazer uma cópia de segurança de tudo, uma vez que a reposição pode dificultar a reposição de todas as suas coisas depois.

Por outro lado, se os seus problemas tiverem origem numa aplicação ou em falhas de software, podem desaparecer completamente após a reposição. Esta é também uma oportunidade para o seu telemóvel ficar em branco. Todos os dados desnecessários, cache, ficheiros temporários e aplicações que não utiliza serão eliminados de uma só vez. Isto também significa que qualquer malware ou vírus que possa ter adquirido no seu telemóvel também será eliminado.

Para efetuar uma reposição de fábrica, abra as Definições e vá para Sistema. No menu Sistema, deve ver uma opção semelhante a Repor ou Opções de reposição – vá até lá para encontrar a reposição de fábrica. Dependendo do tipo de Android que tiver, esta opção pode estar no ecrã principal ou num submenu.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados