Como deve saber, apesar do facto de a Qualcomm ainda dominar o ecossistema Android com um autêntico punho de ferro, a realidade é que a MediaTek está a fazer grandes investimentos, e por isso mesmo, está a evoluir a olhos vistos.
Sendo até possível que a MediaTek consiga oferecer um nível de performance significativamente superior à rival já na próxima geração de aparelhos, isto a um preço mais apelativo para as fabricantes.
Afinal de contas, o novo Dimensity 9400 vai contar com mais de 30 mil milhões de transístores. O maior SoC de sempre do mundo dos smartphones.
Dimensity 9400 da próxima geração Android vai ser GIGANTE!
Portanto, caso não saiba, tanto a MediaTek como a Qualcomm vão dar o salto para o processo de 3nm da TSMC, de forma a dar origem a processadores mais poderosos, e claro, mais eficientes.
Porém, a MediaTek quer aproveitar melhor este salto tecnológico, ao oferecer um SoC com mais de 30 mil milhões de transístores, o que em números puros e duros significa um aumento de 32% face ao atual Dimensity 9300 de 4nm. (30 mil milhões vs 22.7 mil milhões).
Isto deve significar um aumento de performance real à volta dos 20%, ao mesmo tempo que os níveis de eficiência também aumentam de forma extremamente interessante. Porém, o SoC vai ser mais caro. Ainda assim, não tão caro quanto o novo Snapdragon 8 Gen4 da Qualcomm, o rival a este SoC da MediaTek.
Em termos de tamanho propriamente dito, o Dimensity 9400 vai ter uma dimensão esperada de 150mm². Ou seja, o chip vai ser maior que o GPU que dá vida à velhinha NVIDIA GT 1030 (74mm²). Aliás, não fica assim tão longe quanto isso do GPU que dá vida à mais recente e poderosa GTX 1650 (200mm²). Aqui temos de ter em conta que estamos a comparar o SoC de um smartphone com o GPU de uma placa gráfica para computadores desktop.
Ademais, vários rumores apontam para um Dimensity 9400 mais poderoso e mais barato face ao Snapdragon 8 Gen4 da Qualcomm. Será uma mudança de paradigma para o mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!