A DIGI ainda não chegou oficialmente ao mercado, mas já anda em fase de pré-lançamento. O que significa isso? A operadora permite que teste os seus serviços de forma completamente gratuita, caso este exista na sua zona.
Por isso, já existem relatos reais, de pessoas que já utilizaram Internet DIGI. Uma dessas pessoas decidiu ir ao Reddit partilha com todos nós a sua experiência. (Link da Thread).
DIGI: Já existe uma review real na Internet! O que vale?
Portanto, a thread do Reddit tem o nome de “O Testemunho (do filho) de uma Tester da DIGI”, sendo um relato detalhado feito por eterShowFull, onde temos acesso a tudo o que aconteceu, de forma bastante detalhada e personalizada. Ora leia:
Vi recentemente uma notícia, aqui no Reddit, que se baseava nos registos do Portal da Queixa para “avaliar” a prestação da DIGI. Vou escolher acreditar que a notícia não foi encomendada, porque seria bem pior se assim fosse o caso.
Há séculos que se sabe que o Portal da Queixa é uma aldrabice de todo o tamanho. Basta olhar para os Rankings, onde aparecem empresas como a NOS, MEO, Goldenergy e afins, quase sempre nos topos… Passando isto à frente, gostaria de partilhar convosco a minha experiência, enquanto alguém que tem algum envolvimento na fase de testes, ainda que indirectamente.
Quero só mencionar que não trabalho em nenhuma operadora, nem estou de qualquer modo associado com qualquer uma, à excepção de ser cliente da MEO.
O Enrollment (08/08/2024)
A DIGI enviou emails a várias empresas de gestão de condomínios a informar de que modo cada condómino devia proceder para se inscrever no processo de testes. Para isto era necessário enviar um email, respondendo com alguns dados pessoais, para um dos endereços presentes no email original.
Um desses condóminos foi a minha mãe.
Naturalmente, falou comigo e pediu-me para lhe dar uma ajuda, pelo que liguei para o contacto presente no email para esclarecer algumas dúvidas, nomeadamente a necessidade de alguns dos dados que pediam.
Contente com as respostas, lá passei a informação à minha mãe e ela decidiu avançar com o processo.
A Confirmação (20/08/2024)
Enviaram um acordo para assinar. Procedimento normal, calculo eu, que explicava que se tratava de um teste, que iam instalar, que se reservavam ao direito de terminar o período de testes a qualquer momento. Além disso, que quem testava se comprometia a responder aos inquéritos solicitados, etc.
Apesar de ter sido enviado a dia 20, a minha mãe acabou por só responder 9 dias depois, por lapso.
A Instalação (05/09/2024)
Fizeram a instalação poucos dias depois. Fizeram a instalação de modo a que ficasse a par com a instalação actual da minha mãe, ou seja, instalaram o router lado a lado com o router da outra operadora, bem como o GPON.
A única coisa que reparei ter ficado mal, foi um cabo de rede que estava ligado a uma tomada de parede, que ficou desligado. Coisa rápida de resolver.
Não reparei na caixa das comunicações, mas fiquei curioso para voltar lá e dar uma vista de olhos.
Gostei bastante do que vem na caixa:
- Router ZYXEL EMG5523-T50B + GPON + Cabo de Rede
Este router pareceu-me estar extremamente completo a nível de funcionalidades, até coisas que nunca vi em nenhum router de outras operadoras.
Não sei se será o router definitivo.
User Quick-Guide
E é mesmo “quick”. É uma brochura que tem toda a informação necessária, incluindo a senha de acesso à página de gestão do router. 2x Cartões Magnéticos. Um deles vem com os nomes das redes e com as passwords das mesmas. O outro serve para o cliente escrever à mão, no caso de fazer alterações.
Os Testes (08/09/2024)
Os primeiros testes que a minha mãe fez, a partir da Ookla, deram-lhe resultados de 800/400. Quando eu lá fui, obtive resultados de 500/400. O que acredito ter acontecido é que reduziram a velocidade na fonte. Na prática é indiferente, já que a velocidade que a minha mãe tem contratada são precisamente 500/100.
O Questionário (13/09/2024)
Passados alguns dias, foi-lhe enviado um dos tais inquéritos que foi mencionado na altura da confirmação, sendo que se tratava de um link para a plataforma Opinator, colocando algumas questões como o grau de satisfação, que equipamentos estão ligados, etc.
De facto, ver notícias a falar de queixas no Portal da Queixa é curioso nesta altura do campeonato. Mas talvez mais interessante que isso, é mesmo o relato de um utilizador aparentemente normal a falar de um serviço com um potencial tremendo em Portugal.
Em quem acreditar? Quem sabe! Mas, se um “tester” já veio a público, pode ser que apareçam mais.