Ao longo dos últimos anos, os anúncios tornaram-se cada vez mais numa parte integrante do YouTube. Claro que isto acaba por incomodar alguns utilizadores, sobretudo porque não existem muitas alternativas que sejam realmente completas. Aliás foi por esse motivo que as pessoas começaram a recorrer cada vez mais a bloqueadores de anúncios, mas o YouTube combate regularmente este tipo de software através da sua tecnologia de deteção deste tipo de sistemas. Agora, a empresa confirmou que está a lançar outra forma de ver anúncios, que se espera seja menos intrusiva.
YouTube agora tem anúncios quando faz pausa num vídeo
Em declarações ao The Verge, Oluwa Falodun, diretor de comunicação do YouTube, confirmou que a empresa está a lançar uma nova capacidade para todos os anunciantes mostrarem anúncios mesmo quando um utilizador faz uma pausa no vídeo. A decisão para este lançamento generalizado é apoiada por uma experiência que o Google realizou com um conjunto menor de anunciantes em 2023. Esta experiência revelou-se consideravelmente lucrativa para a Google, popular entre os anunciantes e, aparentemente, não suficientemente intrusiva para os consumidores.
Embora se possa argumentar que os anúncios em pausa são menos intrusivos do que os anúncios normais, tendo em conta que provavelmente não está a prestar atenção ao ecrã quando o coloca em pausa, é importante compreender que o YouTube não se comprometeu a reduzir os anúncios normais devido a esta novidade. Assim é provável que continue a ver os anúncios normais juntamente com os anúncios de pausa. Isto significa que o resultado líquido continua a ser mais anúncios.
É claro que os utilizadores têm a opção de subscrever o YouTube Premium e livrar-se completamente dos anúncios. No entanto, o preço pode ser proibitivo para muitos. Assim parece que as pessoas que não têm dinheiro para comprar o YouTube Premium serão agora forçadas a ver anúncios em pausa. Algo de que as pessoas já se têm queixado em fóruns sociais como o Reddit.