Contacte-nos comercial@leak.pt
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Desligar o router todas as noites pode sair-te mais caro do que pensas

Redação LeakporRedação Leak
18 de Novembro, 2025
em Sem categoria
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
router da operadora, Este pequeno botão no router pode estar a sabotar o teu Wi-Fi sem saberes
Google
Segue a Leak no Google

Dá prioridade à Leak nas notícias e segue o nosso perfil para encontrares mais conteúdos no Google e no Discover.

Adicionar como fonte preferida Seguir a Leak no Google
Partilhar
Tweet
Tamanho do texto

Há um “truque” que muitas pessoas começaram a fazer para poupar na conta da luz: desligar o router todas as noites. À primeira vista faz sentido: se não estás a usar a internet enquanto dormes, para quê gastar? Só que, na prática, essa poupança costuma ser minúscula… e os problemas que podes ganhar em troca podem não compensar. Então o que faz desligar o router todas as noites?

Quanto gasta afinal um router?

Um router típico doméstico consome, em média, o equivalente a uma lâmpada LED pequena. Não é um monstro de consumo. Está sempre ligado, sim, mas não é comparável a aquecedores, fornos, máquinas de secar ou ar condicionado.

ligar ao Wi-Fi , Quando deve pedir um router novo ao seu operador?, ligação à Internet, pedir um novo router Wi-Fi, negociar a troca do router

Isto quer dizer que, ao desligar o router todas as noites, vais poupar algum dinheiro? Vais. Mas estamos a falar de cêntimos por dia, não de milagres na fatura.

O que podes perder ao desligar o router

O problema é que o router não é só “uma caixinha de Wi-Fi”. Ele está sempre a fazer coisas em segundo plano:

Atualizações de firmware – muitas são feitas de madrugada para não chatear ninguém. Se o router está sempre desligado à noite, pode nunca atualizar como deve ser.

Ligação ao operador – cada vez que ligas e desligas, a linha volta a negociar sinal. Em alguns casos, se isso acontecer muitas vezes, o sistema pode “achar” que a ligação é instável e baixar a velocidade para compensar.

Equipamentos ligados à rede – câmaras de segurança, sistemas de alarme, tomadas inteligentes, assistentes de voz… tudo o que depende da internet deixa de funcionar enquanto o router está off.

Backups e downloads – muitos telemóveis e computadores fazem backups à nuvem de madrugada, quando estão ligados ao Wi-Fi e não estás a mexer. Sem internet, esses processos falham.

Ou seja: ao desligar o router todas as noites, podes ganhar alguns cêntimos… e perder estabilidade, segurança e comodidade.

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

E o desgaste do equipamento?

Há quem pense: “se estiver menos tempo ligado, dura mais”. Só que muitos componentes eletrónicos não gostam de ciclos constantes de ligar/desligar.

Arranques e cortes frequentes podem, ao longo do tempo, provocar mais desgaste do que o facto de o equipamento estar ligado de forma estável. Não quer dizer que o router vá avariar amanhã, mas não é garantido que o estás a “poupar” ao brincar ao interruptor todos os dias.

Quando faz sentido desligar o router

Há situações em que desligar o router é boa ideia:

  • Férias longas, em que não está ninguém em casa.
  • Avarias ou trovoadas fortes, em que queres minimizar o risco de danos.
  • Questões de segurança, se tens um router muito antigo e não atualizado (aí o problema é mesmo trocar de router).

Nesses casos, faz sentido desligar ou até tirar da tomada. Mas fazê-lo religiosamente todas as noites, só para poupar uns cêntimos, é discutível.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Redação Leak

Redação Leak

A Leak é uma publicação portuguesa de tecnologia, consumo e vida prática. Escrevemos para quem quer perceber o que muda na sua fatura, no seu carro, no seu telemóvel e nos seus direitos, tudo sem rodeios. Somos uma redação a decidir todos os dias o que vale a pena contar.

Tags: destaque
Artigo Anterior

A razão pela qual a tua conta de luz subiu e não é o aquecedor!

Artigo Seguinte

DIGI: vale a pena baixar a velocidade de 1 Gbps para 500 Mbps?

Artigos

oled, smartphone
Gadgets

Usar o telemóvel ligado à tomada sem gastar a bateria?

8 de Outubro, 2026
Quando alguém morre a Segurança Social pode pagar até 1.611€ mas há prazos
Dinheiro e Direitos

Segurança Social: as datas de novembro já saíram

8 de Outubro, 2026
Atenção ao barulho em casa: a coima pode chegar aos 4000 euros
Dinheiro e Direitos

Atenção ao barulho em casa: a coima pode chegar aos 4000 euros

8 de Outubro, 2026
Deixar comentário

Em destaque

Cartão retido no Multibanco? O que fazer nos primeiros minutos

6 de Outubro, 2026
Cash trapping: o truque que prende o teu dinheiro no multibanco, adiantar numerário no multibanco, limite diário dos levantamentos no multibanco

Salário mínimo, pensões e apoios: quanto vais receber a mais em 2026

11 de Setembro, 2026
O novo monstro do LIDL chegou para substituir o teu forno e o grelhador

Cabem 18 pares de sapatos: a sapateira do LIDL vai voar das prateleiras

15 de Setembro, 2026

Se vês esta mensagem no multibanco não faças isto (pode custar-te caro)

20 de Setembro, 2026

Newsletter Leak

Recebe os melhores artigos da Leak no teu email

Regista-te aqui

Artigo Seguinte
7€ por internet de fibra? A oferta da DIGI que está a chocar Portugal!

DIGI: vale a pena baixar a velocidade de 1 Gbps para 500 Mbps?

A Leak.pt traz-te notícias de tecnologia, promoções, dicas para a casa, alertas de burlas e informações úteis para o dia a dia. Explicamos de forma simples o que realmente importa, ajudando-te a poupar dinheiro, tomar melhores decisões e proteger-te online.

Ligações
  • Quem somos
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Contactos
Categorias
  • Tecnologia
  • Especiais
  • Dinheiro
  • Burlas
  • Caça-promoções
© 2026 Leak.pt – Otimizada por SEO4Discover
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos e condições
  • Declaração de Privacidade
Leak no Google no Google
Fonte Seguir
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Contacte-nos comercial@leak.pt
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência

Leak@2026 - Todos os direitos reservados