Descoberta nova mutação do Coronavírus. Vacina pode ser inútil!

Os investigadores descobriram uma mutação “significativa” do novo coronavírus, que segundo eles “suscita o alarme” de que a busca por uma vacina pode se tornar inútil no futuro.

Descoberta nova mutação do Coronavírus. Vacina pode ser inútil!

O estudo foi publicado no repositório biorxiv.org. Dito isto, revela que os investigadores foram capazes de analisar uma amostra de SARS-CoV-2 na Índia a 27 de janeiro e descobriram uma mutação que “leva a uma capacidade mais fraca de ligação ao receptor”. O receptor, conhecido como ACE2, é uma enzima presente nos pulmões das pessoas.

“Identificámos uma mutação que leva a uma menor capacidade de ligação ao receptor. Isto no que diz respeito a uma amostra de SARS-CoV-2 recolhida a 27 de janeiro de 2020 na Índia. Assim, representa uma mutação significativa no SARS-CoV-2. Para além disso suscita o alarme de que o desenvolvimento contínuo da vacina pode se tornar inútil em futuras epidemias se forem identificadas mais mutações.

mutação do coronavírus

Apesar da descoberta ameaçadora, os investigadores também descobriram que o SARS-CoV-2 “tem uma taxa de mutação e diversidade genética muito mais baixa” do que a síndrome respiratória aguda grave (SARS), que apareceu na China em 2002.

Os investigadores também descobriram que “o gene codificador da proteína do SARS-COV-2 é encontrado relativamente mais conservado do que outros genes codificadores de proteínas, o que é uma boa indicação para o desenvolvimento de medicamentos antivirais”.

Entretanto outro estudo realizado por investigadores na Itália e publicado no mês passado descobriu algo interessante. O vírus é lento a sofrer mutações, com base no seu material genético. Isto pode ajudar a manter grandes grupos de pessoas tratadas por um longo período de tempo, assim que uma cura específica seja encontrada.

Atualmente, não existe um medicamento específico conhecido para tratar o novo coronavírus.

Recentemente mais de 2 milhões de casos de coronavírus foram diagnosticados em todo o mundo. Nos Estados Unidos já são mais de 700 mil nos EUA. É assim, o país mais atingido do planeta.

Resta-nos agora aguardar por mais informações acerca da mais recente descoberta relacionada com a mutações do perigoso COVID-19.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também