Cydia – Já não é possível comprar aplicações na loja ‘Jailbreak’ do iOS

Há muitos anos, quando o iPhone era ainda uma novidade no mercado… Apareceu a Cydia, uma ‘loja’ de aplicações, que rivalizava com a própria App Store da Apple! Sendo construída a pensar exclusivamente nos equipamentos iOS ‘Jailbroken’.

Pois bem, passados mais de 10 anos, o fundador da loja Cydia Jay “Saurik Freeman, decidiu remover a capacidade de comprar aplicações através da sua loja, depois do programador ter identificado um bug relacionado com a ‘token’ de autorização de acesso ao PayPal.

Através da loja ‘Cydia’, os utilizadores podiam adquirir software desenhado a pensar nos seus aparelhos iOS Jailbreak

Cydia

Contudo, a comunidade é cada vez mais pequena, e o iOS cada vez mais robusto e seguro! Por isso, a loja tem cada vez menos utilizadores, e cada vez mais custos para ‘Saurik’:

“A realidade é que eu queria fechar a Cydia completamente antes do fim do ano, e estava a considerar anunciar isto mesmo este fim de semana. Este serviço faz-me perder dinheiro, e já não é algo que eu tenha paixão em manter: era um componente critico de um ecossistema saudável, e por algum tempo, permitiu suportar uma equipa pequena de pessoas que mantinham este mesmo ecossistema operacional!

Mas, muito à custa da minha sanidade mental, visto que levou a muito ódio em cima de mim, por parte de vários utilizadores que não percebem como a regra das receitas vs lucros funciona.”

No entanto, o programador acabou por dizer que terminar com o serviço não o irá ajudar financeiramente! Visto que tem de continuar a pagar o ‘host’ de todos os repositórios… Um custo que ‘Saurik’ consegue agora arcar, graças a um novo emprego.

Em suma, parece que o projeto Cydia está prestes a ‘morrer’! Mas ‘Saurik’ já avisou que irá escrever um texto mais extenso para explicar afinal o que realmente se passa… E quais são os seus planos para o futuro.

Fonte