O último grande evento da AMD esteve obviamente focado nos seus novos processadores Ryzen 7000 ‘Zen 4’, mas… Houve algum tempo para meter os holofotes naquilo que vem a seguir, desta vez no mundo gráfico.
A AMD falou um pouco sobre a sua nova gama de placas gráficas Radeon RX 7000, apontando para uma melhoria muito significativa na performance por watt, isto, na sua nova arquitetura RDNA3. É caso para dizer… Cuidado NVIDIA!?
Cuidado NVIDIA! AMD está confiante nas suas novas RX 7000!
Portanto, depois do anúncio dos novos processadores Ryzen 7000 ‘Zen 4’ baseados no processo de 5nm da TSMC, a AMD decidiu falar um pouco sobre a sua nova geração de placas gráficas baseada na arquitetura RDNA3, também ela baseada no mesmo processo de 5nm.
Estamos a falar de uma nova gama de placas gráficas, que pelos vistos, pode finalmente bater o pé ao que a NVIDIA tem vindo a fazer!
Isto, tanto a nível de performance, como a nível de funcionalidades, e talvez mais importante que isso, em quantidade de placas disponíveis nas lojas, e claro, no preço.
Como deve saber, primeiramente, vamos dar as boas vindas aos novos processadores Ryzen 7000, e apenas depois, mais para o fim do ano, vamos finalmente dar as boas vindas às novas placas gráficas. Naquilo que deverá ser um duelo épico entre a AMD e a NVIDIA.
Contudo, desta vez, a AMD tem a vantagem!
Afinal, ao contrário da sua velha rival, a responsável pelos CPUs Ryzen e GPUs Radeon, não tem um stock extremamente significativo de placas ‘velhas’ para vender. Por isso, pode lançar as suas novas ofertas no imediato, muito antes da NVIDIA, e assim, roubar uma sempre importante quota de mercado.
Obviamente que chegar primeiro significa pouco, se a melhoria de performance relativamente à velha geração não for nada de especial. Sendo exatamente por isto que a AMD anunciou ontem uma melhoria de 50% na performance por watt. Isto, relativamente à arquitetura que dá vida às atuais Radeon RX 6000 (RDNA2).
Ou seja, a AMD tem a porta aberta para fazer o que quiser!
Lançar placas completamente focadas na eficiência energética, ou então, aumentar o consumo, e ir atrás da sempre importante e desejada performance gráfica.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com aquilo que a AMD tem para oferecer, ou prefere esperar pela Intel e NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!