Cuidado! Novos radares sabem se está a mexer no telemóvel!

Ainda se lembra das notícias dos radares capazes de o apanhar em excesso de velocidade a mais de 1 quilómetro de distância? Pois bem, a tecnologia que dá vida a este tipo de aparelho não para de evoluir, como tal, neste momento, no mercado, já existem radares equipados com câmeras especiais de forma apanhar os condutores que gostam muito de ter o smartphone na mão.

Sim, leu bem, na mão. Nem estamos a falar de estar ao telemóvel no carro. Este novo tipo de radar é capaz de perceber se está, ou não, a mexer no seu smartphone, seja para mudar de música no Spotify, ou a responder a uma mensagem.

- Publicidade -

Cuidado! Radares Inteligentes já são capazes de o apanhar ao telemóvel

Multas, Multa, Auto, Radar

Portanto, por enquanto, em Portugal, ainda não precisa de se preocupar (não use o telemóvel enquanto conduz!), mas este tipo de radar já começou a fazer sucesso em alguns países como a Austrália, e até já existem encomendas para a Alemanha e Holanda. Dito tudo isto, Portugal pode muito bem estar na fila da frente, para meter as mãos em alguns aparelhos como este, não fosse a caça à multa tão apreciada por terras Lusas.

Como é que tudo isto funciona?

Pois bem, o sistema nem é assim tão ‘smart’ quanto isso, mas devido ao facto de estar montado numa posição mais vertical, é perfeitamente possível verificar onde o condutor tem as mãos, através do para-brisas.  É aqui que entra o algoritmo! Ou seja, o software deste novo radar analisar a imagem capturada, e procura situações em que possa ter uma, ou as duas mãos, ocupadas com aquilo que não deve. As imagens são sempre analisadas por uma equipa especializada no assunto, de forma a não assumir falsos positivos. Mas lá está, se tiver o telemóvel na mão, pode estar descansado, vai receber uma multa em casa.

Entretanto, se por acaso pensa que isto é uma caça à multa sem qualquer tipo de justificação. Experimente ir atento aos condutores à sua volta, especialmente em auto-estrada, para perceber o quanto isto faz falta nas estradas Portuguesas. Em carros mais recentes, com sistemas de ‘lane assist’, ver condutores ao telemóvel… É mato!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.