Wearables – Como deve saber, a Huawei de 2022, é obviamente muito diferente da Huawei de 2019. Ao fim ao cabo, depois do lançamento do excelente P30 Pro em 2019, a gigante Chinesa estava a caminhar a passos largos para aquilo que poderia muito bem ser o domínio do mundo dos smartphones.
Mas… Aconteceu muita coisa que acabou por limitar a empresa, e na verdade, a própria Huawei também cometeu alguns erros.
Nota do Redator: Consegue imaginar um mundo mobile, em que a Huawei não viveria toda esta situação? Tudo seria muito diferente no ecossistema Android. Mas é o que é.
Que erros foram estes?
Na minha mais honesta opinião, continuo a acreditar que o Mate 30 Pro, um aparelho simplesmente deslumbrante na altura, deveria ter sido lançado, como se tudo estivesse normal.
Mas não… Infelizmente, foi adiado, e dessa forma, a Huawei acabou por passar uma mensagem de medo, que claro está, meteu os seus fãs, mesmo os mais acérrimos, de pé atrás. Um erro que ainda hoje está a pagar, caro.
Dito tudo isto, com o mudar da realidade para a empresa, esta teve obviamente de se adaptar, ou ‘morrer’. Ao fim ao cabo, ficou mais complicado produzir, e vender hardware. Isto não só devido ao desaparecimento dos serviços Google, como também às limitações no acesso a linhas de produção da TSMC e fabricantes de semicondutores similares.
Como foi esta adaptação? Bem… Passou por uma gigantesca aposta nos Wearables, que caso não saiba, está a correr mesmo muito bem para a Huawei!
Antes de mais nada, a Huawei sempre primou pela qualidade de construção dos seus aparelhos, por isso, ao ser incapaz de produzir e vender smartphones como no antigamente, a marca apostou tudo o que tinha, e aproveitou todo o seu know-how, na produção de wearables! Onde temos de destacar os smartwatches, mais concretamente, os recentemente lançados Watch GT 3 Pro, e Watch Fit 2.
Mas que sucesso é este? A Huawei está a vender bem por cá?
Caso não saiba, no mercado Português, a Huawei tem cerca de 50% da quota de mercado, na faixa que começa nos 75€ e vai até aos 250€.
Tem ideia do que isto significa em vendas? Bem, a gama Watch GT vendeu em Portugal, no último ano, 100 mil unidades! Entretanto, o mais barato, mas muito interessante PT pessoal Huawei Fit, vendeu cerca de 35 mil unidades. Aparelhos que têm agora sucessores, no recente lançamento de wearables, da marca, em Milão.
Isto dá alento a toda a equipa da Huawei Portugal, para não só continuar a crescer neste mercado emergente, como também de apostar noutros mercados extremamente competitivos, como é dos PCs, em que admire-se, a Huawei já foi capaz de conquistar 10% da quota de mercado, na última época ‘Back to School’.
Em suma, a Huawei está forte, não tanto nos smartphones, mas em tudo o que os rodeia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!