Cuidado! Muitos cabos HDMI e Coaxiais ‘maus’ no mercado

É muito provável que já se tenha visto obrigado a comprar um cabo HDMI ou um cabo Coaxial, para os mais variados aparelhos da sua casa. Mas sabia que muitos destes cabos falham, muito, em vários pontos chave que definem a sua qualidade? Aliás, grande parte destes nem sequer respeitam as regras do standard, no campo da compatibilidade eletromagnética (EMC). O que pode causar vários problemas, incluindo com o Wi-Fi de sua casa.

Cuidado! Muitos cabos HDMI e Coaxiais ‘maus’ no mercado

hdmi, hdmi 2.1

Portanto, a FNA Alemã, em conjunto com a Agentschap Telecom Netherlands, a BAKOM Switzerland e ainda a Elsäkerhetsverket Sweden, testaram vários cabos HDMI e Coaxiais (Antena) do mercado, chegando a conclusão que a coisa está mesmo mal.

Afinal de contas, os quatro grupos testaram 30 cabos HDMI e 30 cabos Coaxiais… Onde apenas 10% dos cabos HDMI respeitam as regras, enquanto este número sobe para os 11% nos cabos de antena. 

O grande problema está na interferência eletromagnética (EMI), ou seja, a forma como o cabo interage com aquilo que o rodeia, de forma a manter a qualidade do sinal.

É que caso não saiba, um cabo com fraco isolamento eletromagnético vai funcionar como uma antena, simplificando o sinal que supostamente deveria transmitir. Isto vai criar vários problemas, causando interferências com outras ondas rádio, como o Bluetooth e o Wi-Fi.

Curiosamente, todos os cabos em teste têm entre 1.5 metros e 3 metros, por isso, teoricamente, cabos maiores que isto, vão ter uma performance ainda pior. Temos também de salientar que todos os cabos em teste foram adquiridos numa loja completamente normal.

Isto resultou numa “sugestão” à comissão Europeia, de forma a garantir que este tipo de comercialização de produtos de baixa qualidade deixa de acontecer no velho continente. Até porque… Comparativamente ao último teste deste tipo, feito em 2012, as coisas ficam muito piores. E quem sabe… Se isto não acontece em todos os cabos do mercado, como os USB-C.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados