(Especial) O HDMI 2.1 chegou em força! Vale a pena trocar?

O HDMI entrou nas nossas vidas há alguns anos, e na verdade, foi capaz de revolucionar a conectividade das nossas TVs, PCs e até consolas. É um formato extremamente versátil, e que só tem melhorado nos últimos tempos.

Melhorado? Sim, o HDMI já teve várias atualizações ao longo dos tempos. Mas provavelmente nenhuma tão dramática como a mais recente.

(Especial) HDMI 2.1 chegou em força! Vale a pena trocar?

o HDMI 2.1

Portanto, o HDMI 2.1 já chegou há algum tempo! Aliás, já temos TVs e outros aparelhos focados no entretenimento a suportar o standard desde 2019. Contudo, a verdade é que apenas recentemente começamos a ver dispositivos compatíveis, e na verdade capazes de tirar proveito das novas potencialidades do padrão. (Lista em baixo)

  • HDMI eARC (enhanced ARC)
  • VRR (Variable Refresh Rate)
  • ALLM (Auto Low Latency Mode)
  • QFT (Quick Frame Transport)
  • QMS (Quick Media Switching)

Afinal, foi em 2020 que a NVIDIA lançou as novas RTX 30, a AMD lançou as novas RX 6000, e claro, foi também muito recentemente que demos as boas vindas às consolas de nova geração, na forma da Sony PlayStation 5 e Xbox Series S/X da Microsoft. O que tudo isto tem em comum? É muito simples, o suporte ao standard HDMI 2.1.

Assim, agora que temos tanta coisa nova e boa no mercado com suporte ao padrão, temos também muito boa gente a considerar comprar montes de cabos HDMI 2.1 para entrar numa nova geração com o pé direito.

Mas será que isto faz sentido? O que traz o HDMI 2.1 de novo?

As novidades são muito simples de explicar, afinal, o standard apenas traz uma maior largura de banda para posteriormente ser capaz de oferecer um sinal de maior qualidade. Estamos a falar de uma diferença de 18 Gbps no HDMI 2.0 (4K a 60FPS – 8 bit) para 40 Gbps no HDMI 2.1 (4K a 120FPS – 12 bit). Curiosamente, o novo padrão até é capaz de suportar resoluções até 10K.

Ou seja, é agora possível passar mais informação no mesmo espaço de tempo. Desta forma, é possível atingir resoluções maiores, maiores framerates, bem como o suporte a novas tecnologias que melhoram a experiência em jogos e filmes.

Está na hora de abraçar o HDMI 2.1?

Como em tudo na vida, tem de ter noção daquilo que tem em casa, ou o que quer adquirir num futuro próximo para perceber se vale ou não apenas abraçar o novo standard!

Por exemplo, quer uma PlayStation 5? Muito bem, a consola já traz o cabo HDMI 2.1 incluído! Contudo, se a sua TV não tiver suporte ao padrão, pode usar o cabo que quiser, visto que não vai usufruir dos 120Hz, VRR, ou 12 bits de cor.

O mesmo pode ser dito se por ventura comprar uma TV com suporte ao padrão. Apenas irá aproveitar as potencialidades do HDMI 2.1, se por ventura tiver um aparelho capaz de ir de encontro às novas tecnologias, como as novas placas gráficas ou consolas de nova geração.

O HDMI 2.1 já chegou, mas meter as mãos na tecnologia ainda é caro!

Como já deve ter adivinhado, como em qualquer tecnologia nova, o HDMI 2.1 já se encontra no mercado em vários produtos. Contudo, está ainda muito focado nas gamas altas de TVs, como é a gama QLED da Samsung ou gama OLED da LG (as duas rainhas do mercado de TVs mundial).

TVs que infelizmente, não se encontram ao alcance da grande maioria dos consumidores.

Conclusão

Apesar de ter sido anunciado em 2017, o HDMI 2.1 só começou a aparecer de modo consistente em aparelhos lançados em meados de 2019, o que não causa estranheza: a indústria demora algum tempo para adotar tecnologias novas.

De qualquer forma, o HDMI 2.1 traz avanços tão significativos em relação às versões anteriores que, quando se estabelecer, deve permanecer como um padrão de mercado por bastante tempo.

Isto faz todo o sentido, visto que a procura por televisões 4K e o aumento de serviços de streaming de vídeo em alta definição estão entre os fatores que, acima de tudo, fazem do HDMI 2.1 uma necessidade.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também