Cuidado AMD? Novos CPUs Intel trazem aumento de 12% no IPC

Como deve saber, a AMD está agora no topo do reino dos processadores, depois de ter lançados os Ryzen 5000 com um boost muito interessante no IPC, tudo graças à arquitetura Zen 3, que apesar de continuar a ser baseada no processo de 7nm da TSMC, traz ganhos significativos de performance e de eficiência para cima da mesa.

No entanto, se pensava que a Intel ia ficar à sombra da bananeira a ver o seu trono a fugir… Estava muito enganado! Afinal de contas, apesar do processo de produção ser exatamente o mesmo dos últimos anos (14nm), temos uma arquitetura completamente nova que promete uma nova guerra Intel vs AMD em 2021!



Cuidado AMD? Novos CPUs Intel trazem um aumento de 12% no IPC

novos cpus Intel

Portanto, um novo ‘leak’ de benchmarks mete os novos Core i9-11900 e i9-11900K debaixo de uma nova luz. Afinal de contas, segundo o resultado do bench do CPU-Z, tudo indica que a Intel vai mesmo ser capaz de cumprir a promessa do aumento de performance de dois dígitos no campo do IPC. (Tudo graças à introdução da micro arquitetura Rocket Lake).

Ora bem, o i9-11900 (sem K) foi capaz de chegar aos 582 pontos no teste single-thread, enquanto a versão ‘com K’ chegou aos 597 pontos. Entretanto, no campo do multi-thread, temos o i9-11900 a chegar aos 5262 pontos, o que significa uma queda de performance de 5~10% em relação ao atual 10900K. O que acaba por ser normal, visto que o atual topo de gama conta com mais dois núcleos e mais quatro threads.

Ainda assim, a nova arquitetura da Intel parece prometer bastante no campo da performance! Será que vamos ver a coroa do ‘gaming’ a mudar de cabeça?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub