Connect with us

Hardware

CPUs AMD Zen 4 poderão ser compatíveis com as atuais motherboards

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

AMD Zen 4 – A grande responsável pelo ‘re-nascimento’ da AMD é sem dúvida a arquitetura ‘Zen’! Que deu origem aos primeiros processadores Ryzen e Ryzen Threadripper em 2017.

Pois bem, esta arquitetura já foi sucedida pela ‘Zen+’! E nos próximos meses, iremos presenciar o lançamento dos primeiros processadores de 7nm baseados na arquitetura Zen 2.



AMD Zen 4, Arquitetura Zen 4

Pelos planeamentos que a AMD tem mostrado nos últimos anos, já sabíamos que iria existir uma arquitetura Zen 3, no entanto, hoje ficámos a saber que também já existe uma arquitetura AMD Zen 4 em fase de design.

Afinal de contas, a AMD prometeu que iria suportar o atual socket AM4 até 2020… E parece que esta promessa é para cumprir!

Contudo, tendo em conta que os CPUs baseados na arquitetura Zen 2, irão ser lançados no próximo ano… E é bem provável que os baseados na Zen 3 cheguem ao mercado em 2020…



Fica a dúvida, será que os CPUs baseados na arquitetura Zen 4 também irão ser compatíveis com as atuais motherboards? Talvez.

Zen 4

De acordo com o mais recente planeamento, a arquitetura Zen 2 já está em fase de amostragem! Sendo baseada no processo de fabrico de 7nm, com os primeiros processadores AMD EPYC ‘Rome’ a chegarem ao mercado com 64+ núcleos brevemente. (Os Ryzen 3000 chegarão logo a seguir.)

Posteriormente, o desenvolvimento da arquitetura Zen 3 está a correr como planeado, sendo baseada no refinamento do processo de 7nm. (7nm+)

Aparte de tudo isto, ainda muito pouco é conhecido acerca da arquitetura AMD Zen 4.

Apenas sabemos que está em desenvolvimento, nomeadamente, na fase de design. É possível que seja baseada no processo de fabrico de 5nm, mas ainda é muito cedo para afirmar tal coisa.

Mas é preciso salientar uma coisa… Todas as motherboards lançadas este ano, suportam toda a gama de processadores AMD Ryzen!

Zen 4

Desta maneira, pode escolher qualquer motherboard, e instalar um qualquer CPU Ryzen, sem grandes problemas. O que acaba por ser bastante diferente da maneira como a Intel faz as coisas, e ainda bem.

Vai ser bastante interessante perceber se a AMD irá manter o suporte até à arquitetura Zen 4, ou como quem diz… Até ao ano de 2021.

Uma coisa é certa… Se o fizer, irá cair nas boas graças dos fãs, e talvez até roubar alguns clientes à rival!

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android3 horas atrás

Xiaomi Redmi Note 4/4X e Note 6 Pro recebem o MIUI 10

Desde setembro, que a Xiaomi está a disponibilizar a atualização MIUI 10 estável para vários smartphones. O POCO F1 foi...

Android4 horas atrás

Huawei revela o futuro dos smartphones. Consegue adivinhar?

O futuro dos smartphones é algo incerto. As modas aparecerem todos os anos. É monocelhas, é câmaras triplas, é sensores...

Auto5 horas atrás

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Curiosamente, a Volkswagen nunca pareceu muito interessada no mercado de carros elétricos… No entanto, as mais recentes regulações Europeias, parecem ter...

Hardware6 horas atrás

Os slides oficiais do lançamento da RX 590 chegaram à Internet!

Isto hoje em dia, é quase impossível manter um segredo até à data de lançamento de um produto! Afinal de...

Hardware7 horas atrás

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

As drivers NVIDIA Game Ready, oferecem a melhor experiência de jogo possível para todos os lançamentos de jogos mais populares,...

Exynos 9820 Exynos 9820
Android8 horas atrás

SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada,...

Android10 horas atrás

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

Enquanto nos aproximamos do fim de 2018, as notícias acerca do Galaxy S10 começam a aparecer por todos os lados!...

Caça-promoções11 horas atrás

Pré Black Friday: Veja os descontos… Antes dos descontos!

Pré Black Friday – Sem dúvida que o Black Friday é importante! Afinal de contas, vivemos numa altura em que...