Inicio COVID-19 (COVID-19) Hackers estão a aproveitar avanços da vacina!

(COVID-19) Hackers estão a aproveitar avanços da vacina!

Pois bem, os últimos avanços relacionados com a vacina que deverá combater o afamado Coronavírus (COVID-19), estão a servir de mote ao lançamento de campanhas de malspam e phising.

Ao fim ao cabo, só no passado mês de Julho, a média de ciber-ataques com este tema subiu para os 61 mil.

(COVID-19) Hackers estão a aproveitar avanços da vacina!



avanços da vacina

Portanto, nas últimas semanas, a Oxford University e a farmacêutica americana Moderna Therapeutics, principais candidatas à corrida pela vacina da COVID-19, anunciaram estar a fazer progressos significativos nas suas investigações.

Afinal, a farmacêutica Moderna desenvolveu uma vacina experimental, testada em macacos, que permitiu os animais combater o vírus. Isto enquanto a Oxford University entrou recentemente na fase final de ensaios que poderão também resultar numa vacina para a COVID-19.

Entretanto, investigadores da Check Point, voltam a alertar para os hackers e ciber-atacantes que têm seguido de perto os avanços da pandemia a nível global. Tomando partido dos mesmos para lançar ciber-ameaças, com destaque para as campanhas de phishing. Dito isto, a equipa de investigação avisa que o número de novos domínios relacionados com a vacina duplicou entre Junho e Julho.

Campanhas de phishing relacionadas com a vacina da COVID-19?  O que é isto?

Em suma, os ciber-atacantes têm-se aproveitado dos últimos avanços da vacina para a COVID-19 para lançar uma campanha de spam por e-mail que tem como assunto “CARTA DE INFORMAÇÂO URGENTE: COVID-19 NOVAS VACINAS APROVADAS”.

Estes e-mails contam com documentos Excel anexados que, ao serem descarregados, instalam um software malicioso capaz de recolher informação como dados de acesso, nomes de utilizador e respectivas senhas.

Seguindo a mesma lógica, detetou-se ainda uma campanha de phishing que enviava e-mails intitulados “O esforço pela vacina contra o coronavírus no Reino Unido está a desenvolver-se inadequadamente, provocando consequências de maior gravidade aos pacientes”. Esta corrente de e-mails continha um link malicioso, agora já desactivado segundo os investigadores da Check Point. Utilizado para direccionar os utilizadores a um site falso de uma farmacêutica canadiana.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...