Inicio Especiais COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal de contas os casos estão a voltar a aumentar! E no caso das encomendas vindas da China? Há perigo ou podemos fazer compras à vontade?

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Infelizmente, ainda não existem estudos conclusivos sobre os efeitos da temperatura e humidade no vírus 2019-n CoV nas mais diversas superfícies. Assim como, ainda não saíram estudos sobre a sua infectividade nas diferentes superfícies. E claro, o tempo que consegue sobreviver em cada uma delas.

Não é fácil dizer se é ou não seguro fazer uma encomenda na China! Mas vamos por partes.

encomendas da ChinaPortanto, podemos basear-nos noutros estudos de outras espécies de coronavírus.

Num estudo onde se teve em conta os efeitos de temperatura e humidade, o coronavírus em aço inoxidável persistiu infeccioso de 5 a 28 dias. Os 28 dias foram na temperatura mais baixa, 4ºC. Já a humidade era de 20%. Entretanto, para as temperaturas de 20ºC e 40ºC com diversas humidades os valores de capacidade de infectar diminuíram significativamente.

Adicionalmente, noutro estudo foi observado a infectividade numa série de diferentes materiais. Falo do teflon, vidro, cerâmica, PVC, silicone bem como aço inox. Onde após 5 dias com temperatura de 21ºC e Humidade 30~40%, ainda era possível encontrar uma quantidade de vírus suficiente para provocar infeção.



No entanto, é importante salientar que a CDC (Centers for Disease Control and Prevention) já respondeu a esta questão! Ora leia:

“… a baixa capacidade de sobrevivência destes coronavírus nas superfícies, leva a que haja uma probabilidade de risco muito baixa. Isto na propagação da estirpe em produtos ou embalagens enviados por um período de dias ou semanas à temperatura ambiente”.

Conclusão

Em suma, uma encomenda vinda da China demora em média entre 15 dias a 1 mês. Dito isto, numa opinião muito pessoal, eu não o faria para já! E mesmo que tivesse obrigatoriamente de encomendar algo, quando a encomenda chegasse deixava-a algum tempo ao sol e ainda metia umas luvas, uma máscara e usava o álcool etílico de lado, como se fossem os meus melhores amigos neste planeta!

O que acha disto? Já fez alguma encomenda oriunda da China desde o início da pandemia? Conte-nos tudo nos comentários!

Estudos: 1, 2

Fonte CDC: 1 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...

Filme “It” é ou não baseado em fatos reais? Sim e não!

Desde que foi lançado em todo o mundo, "It" tem sido considerado por muitos um dos melhores e mais assustadores filmes de terror de...

Volte-face! A RTX 3080 fica atrás da nova RX 6800 em tudo!

Como noticiámos há alguns dias, as novas placas da AMD já andam por aí há algum tempo, no entanto, foram enviadas com drivers 'especiais'...

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...