COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal de contas os casos estão a voltar a aumentar! E no caso das encomendas vindas da China? Há perigo ou podemos fazer compras à vontade?

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Infelizmente, ainda não existem estudos conclusivos sobre os efeitos da temperatura e humidade no vírus 2019-n CoV nas mais diversas superfícies. Assim como, ainda não saíram estudos sobre a sua infectividade nas diferentes superfícies. E claro, o tempo que consegue sobreviver em cada uma delas.

Não é fácil dizer se é ou não seguro fazer uma encomenda na China! Mas vamos por partes.

encomendas da ChinaPortanto, podemos basear-nos noutros estudos de outras espécies de coronavírus.

Num estudo onde se teve em conta os efeitos de temperatura e humidade, o coronavírus em aço inoxidável persistiu infeccioso de 5 a 28 dias. Os 28 dias foram na temperatura mais baixa, 4ºC. Já a humidade era de 20%. Entretanto, para as temperaturas de 20ºC e 40ºC com diversas humidades os valores de capacidade de infectar diminuíram significativamente.

Adicionalmente, noutro estudo foi observado a infectividade numa série de diferentes materiais. Falo do teflon, vidro, cerâmica, PVC, silicone bem como aço inox. Onde após 5 dias com temperatura de 21ºC e Humidade 30~40%, ainda era possível encontrar uma quantidade de vírus suficiente para provocar infeção.



No entanto, é importante salientar que a CDC (Centers for Disease Control and Prevention) já respondeu a esta questão! Ora leia:

“… a baixa capacidade de sobrevivência destes coronavírus nas superfícies, leva a que haja uma probabilidade de risco muito baixa. Isto na propagação da estirpe em produtos ou embalagens enviados por um período de dias ou semanas à temperatura ambiente”.

Conclusão

Em suma, uma encomenda vinda da China demora em média entre 15 dias a 1 mês. Dito isto, numa opinião muito pessoal, eu não o faria para já! E mesmo que tivesse obrigatoriamente de encomendar algo, quando a encomenda chegasse deixava-a algum tempo ao sol e ainda metia umas luvas, uma máscara e usava o álcool etílico de lado, como se fossem os meus melhores amigos neste planeta!

O que acha disto? Já fez alguma encomenda oriunda da China desde o início da pandemia? Conte-nos tudo nos comentários!

Estudos: 1, 2

Fonte CDC: 1

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Leia também