COVID-19: Afinal devemos ou não devemos usar máscaras na rua?

As medidas preventivas contra o COVID-19 têm mudado dias após dia conforme o desenvolver da doença, e apesar de num momento inicial ter sido dito às pessoas para não usarem máscaras. Parece que isso agora parece fundamental para que o vírus não se propague ainda mais.

Dito isto, sabemos que a organização mundial de saúde tem apelado para que as pessoas que não estejam infetadas pelo COVID-19 não usem máscaras, porque afinal de contas, isso poderia impulsionar ainda mais o contágio da doença, devido ao facto de oferecer um feeling de segurança que pode ser falso. Em suma, é importantíssimo continuar com todos os cuidados de higiene.

No entanto, segundo um novo estudo feito tendo como base a quantidade de pessoas que fica infetada diariamente em alguns países como Espanha, Estados Unidos ou Itália. A informação que nos chega agora que talvez o melhor mesmo seja usar máscara quando sair a rua para fazer o que tem a fazer.

COVID-19: Afinal devemos ou não devemos usar máscaras na rua?

Portanto, para além de num primeiro momento também ter sido dito às populações para que em substituição às escassas máscaras, ninguém deve usar qualquer tipo de pano à frente da boca na rua… Parece que nesta altura do campeonato, os EUA têm estado a dizer exatamente o contrário. E que sim, as pessoas devem proteger a boca e o nariz mesmo que seja apenas com um tecido simples.

Isto porque, existe uma série de pessoas que se encontram infetadas neste momento mesmo não apresentando sintomas (por enquanto). E se tiverem nem que seja ou um pequeno pano a tapar a boca e o nariz enquanto andam pela rua, isso poderá diminuir o número de partículas com vírus à solta no ar (Até 50%!).

Dito isto, sabemos que estas medidas têm se aplicado apenas a países como os EUA, Itália ou Espanha por enquanto. Onde o número de infetados já ultrapassa largamente as 100.000 pessoas. Ou seja, o uso de máscaras poderá vir a ser uma medida que em breve se irá aplicar a todo o mundo com casos de COVID-19. (Nomeadamente quando a produção chegar a um nível capaz de saciar toda a procura)

COVID-19 máscaras



Em suma, fique bastante atento às noticias que correm no jornal do seu país, e pelo sim pelo não, utilize máscara quando sair de casa. Contudo, tente ao máximo não utilizar as máscaras N95, porque essas são as que os profissionais de saúde precisam para o seu trabalho.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário