Costuma repetir passwords? A Google não quer!

Hoje em dia, qualquer pessoa tem dezenas de contas espalhadas pelos tantos serviços existentes na Internet! Como é por exemplo o caso do Gmail, Netflix, HBO, Play Store, App Store, etc… Contudo, apesar de ser um perigo, as pessoas adoram utilizar a mesma password para tudo, provavelmente devido ao facto de ser mais fácil de lembrarem do que escolheram mais tarde. Pois bem, se faz isto, a Google está neste momento a olhar para si com um olhar discriminatório!

Sabe porquê? É que as passwords existem para garantir a sua segurança, mas também são o maior alvo dos atacantes! Por isso, é quase sempre aqui que os utilizadores ficam vulneráveis. Mas calma, a Google está a trabalhar arduamente neste assunto.

Afinal de contas, a Google tem estado a trabalhar numa maneira para tentar parar com a repetição de passwords.

Por isso, ao que tudo indica, parece que algures durante as próximas semanas, iremos receber uma atualização silenciosa mas eficaz, na nossa conta Google! Que passa essencialmente por melhorar a definição “verificação de senha”, ajudando os utilizadores a criar uma password mais forte, comparando com o que já foi feito no passado.

Costuma repetir passwords? A Google está a fazer de tudo para que não o faça!

Google Passwords

Portanto, de acordo com um estudo feito pela Google durante o ano de 2019, 52% das pessoas que participaram no inquérito utilizam a mesma Password para várias contas. E ainda pior que isso, 13% das pessoas utilizam a mesma Password para todas as suas contas ativas naquele momento.

Ou seja, a probabilidade da Password poder ser descoberta e alguém ter acesso a tudo é muito elevada para estas pessoas. Que segundo parece, ainda não têm bem a noção do perigo que correm.

Dito isto, a Google tem ajudado bastante os utilizadores a melhorarem as suas Passwords ao longo do tempo. Principalmente durante o ano passado, com várias melhorias ao sistema “Verificação de Senha”, onde as Passwords são analisadas numa base de dados com mais de 4 mil milhões de credenciais já utilizadas.

Então… A Google tem acesso a todas as Passwords? Ou existe alguma segurança por detrás de tudo isto?

Google Passwords

Segundo o que sabemos, este tipo de abordagem às palavras-chave não foi implementada mais cedo devido ao facto de se estar a tentar encontrar primeiro uma maneira de a Google analisar as passwords com a maior eficiência e segurança possível. Para isso, foi adicionado um sistema de encriptação onde a Google armazena todos os nomes de utilizador e Passwords apenas para fazer a correspondência entre as novas e as já existentes.

No entanto, existem mais empresas que têm exatamente as mesmas proteções no que toca a verificação de senhas. Portanto, se por acaso tem algo contra a forma como a Google protege as suas contas, poderá sempre analisar o método de outras empresas.



Em suma, parece que a Google está a tentar proteger os seus utilizadores ao máximo contra os Hackers, evitando que alguém possa aceder às suas contas. Isto porque, se tiver Passwords diferentes para as suas contas, é pouco provável que ao tomarem posse de uma não tomem posse de todas as outras.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Alexandre Pereira
A tecnologia é um mundo que gosto de estar sempre a descobrir. Interesso-me por todos os temas, embora os jogos sejam a minha praia. Prometo trazer-vos todos os dias as melhores novidades que encontrar.

1 COMENTÁRIO

Leia também