Google Play Store: Microsoft vai ajudar a proteger o Android!

A Microsoft está habituada a lidar com vulnerabilidades no sistema, especialmente porque algumas falhas no Windows têm sido exploradas muitas vezes. No entanto, também tem realizado muitas acções para que isto não se torne um problema tão grave e tão recorrente. É aliás esse motivo que tem levado a que muitos utilizadores optem pelo ATP (Proteção Avançada contra Ameaças) da Microsoft, também conhecido como Microsoft Defender. Agora há novidades que ligam a Microsoft à defesa ao Android e mais concretamente às apps que podem escapar ao olhar atento da Google Play Store.

Google Play Store: Microsoft vai ajudar a proteger o Android!

Agora, a Microsoft decidiu alargar a sua solução de proteção a outro sistema operativo muito popular que também lida com problemas de segurança: o Android. O sistema operativo da Google lida frequentemente com uma enorme quantidade de software malicioso, incluindo malware, phishing, trojans e muito mais. De facto, a Google remove centenas de aplicações todos os meses, mas muitas aplicações perigosas acabam por chegar aos utilizadores.

Play Store Microsoft

O Microsoft Defender ATP para Android quer lidar com este problema. De facto, esta solução de software disponibiliza diferentes opções de segurança. Pode detetar malware no smartphone ou detectar tentativas de phishing. Quando o Defender detecta malware ou outro software malicioso, restringe o acesso a determinadas apps para evitar mais danos. São elas clientes de email ou aplicações bancárias. De facto, assim o utilizador corre muito menos riscos. O Defender ATP para Android ainda está em fase de preview para clientes do Microsoft 365, mas estará disponível para todos nos próximos meses.

A propósito disto, no dia alertámos acerca de algumas aplicações que estão disponíveis na Play Store e que podem criar verdadeiras dores de cabeça aos utilizadores, de acordo com uma informação que recebemos da empresa de segurança Inglesa Upstream. No entanto de todas as que lá constam, há uma que como afirma esta empresa é ainda mais perigosa que as outras. Falo em concreto do Snaptube. É verdade que neste momento esta aplicação Android já não está disponível na Google Play Store, no entanto, está na loja da Huawei e outras por isso remova já.

Pode ler mais sobre isto aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também