Corsair A115: Um novo cooler a ar que é bonito, mas é caro!

A Corsair faz de tudo um pouco no mundo dos computadores, porém, faz quase sempre tudo muito bem, especialmente no campo do arreficimento de componentes críticos para qualquer build mais entusiasta.

Dito tudo isto, numa altura em que o mercado parece apenas ter olhos para soluções All-In-One a água, eis que a Corsair decidiu lançar uma alternativa a ar um pouco mais simples, mas nem por isso menos interessante.

Vamos ver o que vale?

Corsair A115: Um novo cooler a ar que é bonito, mas é caro!

Portanto, antes de mais nada, temos de salientar que este cooler é tudo menos pequeno, porém, foi desenhado de uma forma extremamente inteligente (altura de 164.8mm), e como tal vai caber na grande maioria das caixas presentes no mercado. Ainda assim, é boa ideia olhar para o tamanho do seu kit de memória RAM, de forma a evitar problemas de compatibilidade.

Unboxing

Quando abrimos a caixa, encontramos tudo muito bem arrumado, identificado, e claro, um código QR que nos vai levar a um manual de instruções no site da fabricante. Vale ainda a pena salientar que toda a caixa e acondicionamento é feito de materias amigos do ambiente e facilmente reciclados.

De forma mais concreta, temos uma caixa principal com o cooler, e duas caixas mais pequenas, uma com uma ventoinha extra, e outra com restantes materiais de montagem. Temos duas ventoinhas no cooler, uma já montada, e outra para montar com um adaptador incluido. Ambas são Corsair AF140 Elite, ou seja, são capazes de movimentar ar a sério.

Design 

O cooler propriamente dito é pesado e na verdade impressionante ao toque. De forma mais concreta, para extremamente bem construído e capaz de fazer maravilhas pelo seu sistema de refrigeração.

É um cooler Double Tower com 6 tubos de dissipação de calor (cerca de 6mm cada um), e duas torres com 90 camadas de alumínio niquelado. Curiosamente, tudo pintado de preto!

Vale ainda a pena salientar que o sistema de encaixe já vem pré-montado, sendo apenas necessário trocar o adaptador para sistemas Intel e AMD, o que claro está, vem tudo incluído em umas das duas caixas de acessórios.

Em termos de tamanho, o cooler sem a ventoinha extra conta com as medidas de 122.2mm * 151mm * 149.6mm.

Performance

Pois bem, montado em cima de um Intel Core i9-14900K, e a tentar levar o CPU ao máximo com alguns testes de saturação como é o Prime 95, conseguimos levar as temperaturas até uns muito interessantes 86ºC com uma temperatura ambiente de 12ºC. (O meu sotão é frio!)

Porém, apesar do facto de a temperatura total ter chegado aos valores acima, os núcleos nunca ultrapassar os 76ºC.

Não temos grandes comparativos para este CPU porque ainda é extremamente recente e só temos uma unidade de teste. Porém, diria que este Cooler da Corsair fica muito bem no topo da tabela de performance, ao conseguir ultrapassar resultados de outros pesos pesados como o Noctua NH-D15 ou Quiet! Dark Rock Pro 5.

Entretanto, relativamente ao ruído, temos aqui um cooler que não é extremamente silencioso, mas também não vai incomodar ninguém por demais. Tivemos um máximo de 30db em LOAD, e cerca de 20db em IDLE.

Conclusão

Quando se fala de coolers de qualidade, o nome da Corsair está sempre em cima da mesa, e aqui na coisa não é de todo muito diferente.

Além disso, num mundo em que as soluções de refrigeração a água começam a ganhar cada vez mais popularidade… É inegavelmente muito positivo ver uma grande fabricante a apostar em alternativas mais simples e confiáveis.

Ao fim e ao cabo, nem todos os consumidores, nem mesmo alguns entusiastas, gostam de misturar tecnologia com água no seu dia-a-dia.

É um cooler de topo para sistemas de topo! Porém é um pouco caro.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.