Como temos vindo a dizer, o ano de 2024 vai ser uma altura incrível para o mundo dos monitores, com as novas tecnologias a serem finalmente capazes de dominar o mercado, como é o exemplo do OLED ou QD-OLED.
Isto vai fazer com que as novas tecnologias populem a gama mais alta, enquanto as alternativas de gama alta do passado começam a cair para a gama média. Porém, as novidades no mundo dos monitores não estão apenas na qualidade visual!
Afinal, uma das maiores fabricantes de monitores do planeta, a MSI, anunciou toda uma nova gama de monitores QD-OLED focada nos jogos! Porém, uma das características associadas a um destes monitores merece destaque. Estamos a falar do MEG 321URX QD-OLED da MSI que foi demonstrado na sala de exposições da CES e inclui um processador de IA integrado concebido para analisar o jogo que está a ser jogado no monitor de forma a fornecer notificações visuais, como a posição do inimigo e a saúde da personagem.
Ou seja, informações extra que não fazem parte do jogo em si!
MSI tem um monitor que pode mudar os jogos para sempre
Portanto, o novo monitor conta com uma tecnologia demoniada de SkySight, capaz de apresentar todas estas indicações visuais de forma completamente independente do sistema operativo ou dos ficheiros do jogo propriamente dito. Ou seja, significa que contorna qualquer potencial software anti-cheat.
Para ter ideia do que isto significa, num jogo de League of Legends, o sistema de inteligência artificial foi capaz de detetar inimigos no mini-mapa e depois fornecer um indicador visual para ajudar o jogador a escapar de um possível ‘gank’. Ou seja, é uma vantagem competitiva.
O que se pode repetir noutros jogos competitivos como CS, Apex Legends ou Valorant.
Será batota?
A MSI argumenta que a sua nova tecnologia SkySight não é “batota”, pois tudo o que está a fazer é monitorizar o mini-mapa e utilizar dados que já estão presentes e que um jogador experiente já deveria ter visto.
Aliás, a MSI nem sequer quer ficar por aqui! Visto que este sistema vai evoluir para permitir aos jogadores treinar modelos IA para outros jogos. Isto de forma a desbloquear ainda mais e novas vantagens.
Vale a pena salientar que isto é apenas o início do IA nos jogos, mas… Não se sente um pouco como um plugin proíbido? Não é jogar de forma diferente à esperada pela equipa de desenvolvimento do jogo?
Bem, a MSI ainda não tem uma data de lançamento final para este monitor. Porém, tudo indica que o mesmo chega ao mercado em Fevereiro com um preço à volta dos 1200€.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!