Coronavírus: Saiba como limpar o teclado e rato do seu PC


Por em

O novo Coronavírus (COVID-19) não está a dar tréguas a ninguém, como podemos ver pelos números de infectados e mortos na Europa, especialmente em Itália. Por isso, é agora mais importante que nunca ter cuidado com a nossa higiene pessoal, mas também dos muitos aparelhos eletrónicos que utilizados todos os dias, o que claro está, inclui o smartphone, mas também o teclado e rato que utilizamos no nosso PC para trabalhar ou jogar.

Como em tudo o que tocamos no nosso dia a dia, os aparelhos eletrónicos também podem ter resquícios de contaminação na sua superfície. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Coronavírus: Saiba como limpar o teclado e rato do seu PC

PC Gaming, pc, rato, teclado

Teclado

Portanto, para limpar e desinfectar um teclado, apenas precisa de um pedaço de papel, pincel ou escova de móveis. Além disto, vai obviamente precisar de álcool isopropílico 70%, e provavelmente de uma lata de ar comprimido (ou aspirador de pó). Não se esqueça de desligar o teclado antes de o começar a limpar. (Se for limpar o portátil, retire a bateria)

Depois dos primeiros preparativos, vire o teclado para baixo e sacuda o máximo que conseguir sem usar demasiada força, de forma a obrigar a sujidade e resíduos acumulados caiam para cima da mesa. Depois, coloque o teclado em cima da mesa e passe o pincel ou escova por cima das teclas (ou papel) para retirar tudo o resto.

Caso ainda note alguma sujidade presa entre as teclas, use o aspirador de pó ou lata de ar comprimido.

Por fim, passe o papel humedecido com álcool na parte de cima (e lateral) das teclas, para retirar toda a oleosidade deixadas pelos dedos. Se por acaso a sujidade for mesmo muito grande, é aconselhado que limpe as teclas uma a uma.

Rato

Para limpar um rato, vai precisar de um palito (pode ser dos dentes), um pedaço de papel e álcool isopropílico 70%. (Mais uma vez, faça a limpeza com tudo desligado).

Passe o papel humedecido com álcool sobre a parte superior, lateral e inferior do rato. Com especial cuidado na parte do sensor ótico, para não estragar nada. O palito deverá ser utilizado para limpar o espaço entre os botões, tenha cuidado para não ir demasiado fundo e estragar algum componente interno.

Conclusão

Antes de utilizar o rato ou teclado, tenha a certeza que estão completamente seco. E claro, a partir daqui, lave sempre as mãos antes de utilizar os aparelhos, a não ser que queira repetir todo o processo ao longo da quarentena.


Coronavírus: Saiba como limpar o teclado e rato do seu PC – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Fora da Caixa, Saúde

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.