Quando pensamos em problemas no carro lembramo-nos de muita coisa. No entanto uma das últimas que eventualmente nos passa pela cabeça é um problema que se pode tornar muito sério chamado contaminação de combustível. Sobretudo porque devido a esta situação o nosso veículo pode deixar de funcionar de repente e ficamos presos no meio do nada. Assim é importante proteger-nos disto e há alguns truques para isto.
Contaminação de combustível: atenção a este perigo!
Mas o que é a contaminação de combustível?
O combustível contaminado é qualquer tipo de combustível que contenha substâncias estranhas, como sujidade, água ou metais. O combustível para automóveis pode ser contaminado de várias formas, tais como armazenamento incorreto, permanência no depósito durante demasiado tempo ou filtros sujos.
Apesar de parecerem insignificantes, estes intrusos podem causar danos significativos se não forem controlados. Além de deteriorar a bomba de combustível e o filtro, o combustível contaminado também pode entrar no motor e afetar negativamente o seu desempenho, fazendo com que perca potência mais rapidamente ou pare completamente.
Adquira combustível de fontes respeitáveis
Da mesma forma que tem em atenção o que coloca no seu corpo, estar atento ao que entra no seu carro é a sua primeira linha de defesa contra o combustível contaminado.
Dirigir-se à estação de serviço mais próxima para abastecer é uma tarefa normal em que a maioria dos condutores não pensa duas vezes. No entanto, vale a pena olhar mais atentamente para o local onde abastece o seu carro, pois não é raro encontrar notícias de que até as grandes gasolineiras relatam contaminação do combustível.
O senso comum é a sua melhor aposta para evitar este problema. Certifique-se de que o local onde abastece tem uma reputação bem estabelecida. Isto significa não só confiar no estabelecimento apenas pelo nome, mas também ir mais fundo para ver se teve problemas no passado para cumprir as normas de regulação de combustível. Geralmente, uma estação de serviço limpa e com muito tráfego é um bom indicador de que se trata de um local com boa reputação.
Atenção ao depósito
Apesar de querer definitivamente estar atento a combustível estragado, o depósito onde este é armazenado também pode estar na origem de um problema de contaminação. A ferrugem, o bolor, os fungos, as algas e outros micróbios nocivos podem apodrecer no interior do depósito de combustível. A mistura destas impurezas com o combustível pode levar a que o seu carro tenha os problemas que advêm da contaminação.
A manutenção regular do depósito pode ajudar a aliviar este problema. Deve mandar limpar regularmente o seu depósito. Se se sentir suficientemente confortável, é possível fazê-lo sozinho, esvaziando e baixando o depósito, removendo a bomba de combustível e utilizando água morna, sabão com pouca espuma e um detergente suave ou uma solução de limpeza para limpar o interior. Também é importante limpar o exterior do depósito com uma escova para eliminar o excesso de acumulação e detritos, bem como limpar o filtro do depósito ou substituí-lo, se necessário. O depósito deve ser bem seco antes de adicionar combustível novo e deve inspecionar o depósito para verificar se há ferrugem no exterior ou outros danos.
Assegurar que o depósito se mantém cheio
É fácil não pensar no depósito de combustível até se fazer à estrada. Qual é o objetivo se o carro não vai a lado nenhum? No entanto, manter o depósito sempre cheio quando o veículo está parado durante longos períodos de tempo (semanas ou meses) é uma forma fundamental de combater os potenciais perigos da contaminação do combustível.
Embora seja fácil ver como a sujidade e os metais podem afetar negativamente a capacidade do combustível para fazer o seu trabalho, há um inimigo invisível que pode afetar o seu desempenho de forma semelhante. Um depósito que é deixado parcialmente vazio durante um longo período de tempo pode desenvolver condensação, o que pode resultar na acumulação de água que pode significar problemas quando se mistura com o seu combustível. Este perigo é maior durante os meses de inverno, quando o ar contém normalmente mais humidade, dando mais espaço para a condensação e o congelamento. Da mesma forma, um depósito quase vazio dá mais espaço a outros detritos nocivos que se podem acumular ao longo do tempo. Isto pode levar a uma maior probabilidade de ter problemas mecânicos ou de ficar encalhado na estrada.
Utilizar um estabilizador de combustível
Embora fosse ideal que os nossos carros não ficassem parados durante muito tempo, há alguns cenários em que isso tem de acontecer. Se o seu carro não é muito movimentado, um estabilizador de combustível é um bom investimento que o irá beneficiar a longo prazo.
Como o nome sugere, esta substância ajuda a preservar a qualidade do seu combustível durante longos períodos de tempo. O estabilizador de combustível é normalmente constituído por uma mistura de lubrificantes especiais e antioxidantes. Assim atuam emparelhando-se quimicamente com o combustível para evitar a oxidação e a condensação. Embora a longevidade dos estabilizadores dependa da marca, não é invulgar encontrar produtos que podem durar mais de um ano.