Os processadores mobile de nova geração apontados ao ecossistema Android vão encarecer, e bem, o que claro… Poderá ter um impacto significativo na forma como as fabricantes vão decidir preços.
Ou seja, com a passagem para o processo de 3nm da TSMC, uma versão mais otimizada dos 3nm que a Apple aproveitou no ano passado, tanto o Dimensity 9400 como o novo Snapdragon 8 Gen4 (Snapdragon 8 Elite) vão ficar 20% mais caros.
No entanto, o SoC da MediaTek continua a ser significativamente mais barato face ao seu velho rival. Pode ser uma aposta interessante para as fabricantes!
Dimensity 9400 – Caro, mas ainda assim mais barato!
Portanto, caso não saiba, a Apple vai deixar de ser a única fabricante dentro do mundo mobile a ter acesso a produtos de 3nm.
A TSMC vai abrir as linhas ao ecossistema Android, ou mais concretamente, à Qualcomm e MediaTek. O que por sua vez vai dar origem aos SoC Snapdragon 8 Gen4 da primeira, e Dimensity 9400 da segunda.
Mas, tudo isto vai também significar um aumento grosseiro nos custos de produção para a grande maioria das fabricantes. Aliás, vários especialistas estão com medo que pela primeira vez em muito tempo, um smartphone topo de gama Android chegue ao mercado mais caro que o mais caro dos iPhone.
Como é que a Apple aguentou estes preços?
A Apple foi durante mais de 1 ano, a única fabricante com acesso a este produto.
O que claro está, se deve ao facto de também ter sido a única capaz de pagar os preços que a TSMC pediu, ao mesmo tempo que também ocupou toda a produção durante todo este tempo.
- Nota: É preciso ter em conta que a Apple não tem falta de recursos. Se quiser pagar, esta paga.
Mas, agora que a TSMC já tem as suas linhas N3E prontas para produzir em quantidades muito mais altas, com maiores níveis de performance e eficiência energética, também já existe espaço para outras fabricantes.
Qual é o impacto?
Um aumento de 20% no preço dos dois primeiros SoC pensados par o ecossistema Android. Assim, o MediaTek Dimensity 9400 deverá custar 155 dólares por unidade, isto enquanto o Qualcomm Snapdragon 8 Gen4 sobe para os 240 dólares por unidade. Valores assustadores para as fabricantes de smartphones, mas, ao mesmo tempo, uma gigantesca vitória para a MediaTek.
Ao fim e ao cabo, o Dimensity 9400 deverá oferecer um nível de performance muito similar, e custa menos 95 dólares por unidade. Olhe que, estes 95 dólares multiplicados por milhões de unidade, vai dar MUITO dinheiro.
Está pronto a dar uma chance à MediaTek na gama alta? É que a estes preços, é muito provável que muitas fabricantes optem pelo Dimensity 9400, em vez do mais popular Snapdragon 8 Gen4.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!