(Consola ou PC) Onde deve investir nesta altura do campeonato?

À medida que vamos avançando nesta era tecnológica, são cada vez mais os jogos e consolas que vão aparecendo no mercado! Nunca esquecendo a evolução no mundo dos PCs, que está neste momento numa fase brutal de crescimento devido à queda de preço em vários componentes como os SSDs, memória RAM ou processadores (muito graças ao trabalho da AMD). O que fica ainda melhor quando consideramos os excelentes preços nas plataformas de venda de jogos online como a Steam ou Epic.



No entanto, quando chega a altura de comprar um novo sistema feito a pensar nos jogos, existem várias variáveis em cima da mesa. Ao fim ao cabo, se tiver crianças em casa, o que é bom para si pode ser mais complicado para elas. Ao fim ao cabo, iniciar um jogo numa consola é uma questão de carregar em 2 botões, enquanto que no PC a coisa é um bocadinho diferente. (E para dizer a verdade, nunca deixaria uma criança tocar no meu Gaming Desktop).

Por isso, vamos tentar perceber como agir.

(Consola ou PC) Onde deve investir nesta altura do campeonato?

consola ou pc

Portanto, como deve saber, estamos neste momento numa altura de fim de ciclo de vida para as atuais consolas, visto que tanto a PS5 como a Xbox Series X deverão chegar ao mercado no fim do ano, provavelmente em Novembro.

No entanto, isto não significa que as atuais consolas sejam menos apetecíveis!

Ao fim ao cabo, temos jogos como God of War, Horizons Zero Dawn, Last of Us, FF VII Remake, etc.. no lado da Sony e Forza, Gears of War, etc… no lado da Microsoft. São muitos e bons jogos, que podem ser adquiridos a uma fração do seu preço de lançamento. Em suma, apesar de muitos consumidores não acharem muita piada à compra de uma consola em fim de vida agora, é uma das alturas mais interessantes, visto que tem todos os jogos de uma geração disponíveis para jogar no imediato.

Ou seja, se quiser ter muitos jogos de qualidade, nada melhor que comprar uma PS4 ou Xbox One com desconto, para entrar num mundo brutal de jogos de qualidade, tudo isto sem gastar muito dinheiro. Curiosamente, tanto a Sony como a Microsoft já confirmaram a retro-compatibilidade com as novas consolas. Por isso, todos os jogos que adquirir agora, poderão ser jogados na sua próxima consola.

Além de tudo isto, uma consola é sempre mais fácil de utilizar para os mais novos. Se tiver crianças, pode ser a melhor opção.

Então e a nova geração?

Entretanto, se quiser mais qualidade gráfica, e quer mesmo meter as mãos numa experiência de nova geração, tem três opções… PS5, Xbox Series X ou então, o PC!

Afinal, como deve saber, o hardware das consolas de nova geração é na verdade muito similar ao hardware de um PC Gaming de topo, ao contar com um CPU com 8 núcleos de processamento AMD Zen 2 e um GPU baseado na arquitetura RDNA2 que ainda nem chegou ao mercado.



Não esquecendo os SSDs ‘custom’ super rápidos, que muitos developers afirmam ser mais poderosos que os SSDs do mundo dos PCs. Contudo, estas consolas ainda vão demorar mais um pouco a chegar ao mercado, e na verdade ninguém sabe se vamos ou não ter um adiamento no lançamento destas devido ao COVID-19. Por isso, faz sentido olhar para o PC, especialmente agora que os preços estão mais baixos, que o teletrabalho e telescola são uma realidade, e que até temos a Microsoft a apostar forte e feio neste mundo, ao tentar criar um ecossistema simplesmente brutal onde poderá jogar o mesmo jogo na sua Xbox ou PC.

Além disso, num mundo cada vez mais tecnológico, faz todo o sentido ter um bom PC em casa para os seus ‘putos’ ganharem alguma competência que poderá ser uma mais valia no futuro.

Conclusão

Obviamente que o sistema perfeito para si, irá depender dos seus gostos, seu orçamento, e meio familiar em que se encontra inserido. Por isso, nada melhor que pensar muito bem naquilo que quer fazer.


Consola ou PC? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também