Inicio Android Confirmado: Huawei Mate 30 Pro sem Google Play, Gmail e Maps

Confirmado: Huawei Mate 30 Pro sem Google Play, Gmail e Maps

O próximo topo-de-gama da Huawei, o tão aguardado Mate 30 Pro, vai ser apresentado dentro de dias e este vai ser um lançamento diferente de todos os outros. Porquê? É que a Huawei já confirmou que o Mate 30 Pro será lançado sem nenhuma aplicação da Google. Em vez disso, virá com alternativas de terceiros numa versão personalizada do Android 10. Mas o que será do Huawei Mate 30 sem Google Play? Há alternativas.

Confirmado: Huawei Mate 30 Pro sem Google Play, Gmail e Maps

Esta é uma notícia com impacto. Para quem não sabe, o pacote de aplicações da Google inclui algumas ferramentas muito utilizadas, como o Google Maps, Google Drive, Google Assistant, Gmail e Google Play Store. Numa conferência na IFA, Wang Chenglu, responsável de software de consumo da Huawei, afirmou que a empresa está a desenvolver alternativas às aplicações e serviços da Google, incluindo navegação GPS.

sem Google Play

Apesar da perda de aplicações da Google, parece que o Mate 30 vai ter à mesma a versão mais recente do Android. É que na prática este sistema operativo é de código aberto, o que significa que qualquer um pode utilizá-lo.

Ou seja, não teremos o HarmonyOS no Mate 30 nem qualquer outro sistema operativo alternativo. O mesmo acontece com o Mate X.

De acordo com o Nikkei Asian Review, a gama Mate 30 será a primeira a chegar sem os serviços da Google. O Mate X, o smartphone dobrável da Huawei, será o segundo dispositivo disponível sem aplicações da Google.

sem Google Play

Por um lado é verdade que isto pode ser complicado para os fãs da Huawei, especialmente pela Google Play Store, mas isto não quer dizer que os utilizadores não vão poder ter acesso às apps que utilizam normalmente como o Facebook, Instagram e outras. Na realidade podemos ter praticamente tudo. Não temos o Gmail, mas podemos configurar a conta no cliente de email da Huawei. O mesmo acontece com os serviços de fotos e outros. É verdade que o Maps e a Play Store fazem falta. Mas algo vai chegar para resolver isto.

Uma coisa tenho a certeza. A Huawei a vencer isto, cuidado Google e outras empresas. É que este ataque pode ser um verdadeiro game changer se as marcas chinesas se resolverem unir contra o domínio norte-americano.

Leia também:

Huawei Mate 30 Pro sem Google? Não há problema! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...

Chegou o MIUI for TV 3.0! Conheça as principais novidades!

A Xiaomi lançou o MIUI for TV 3.0 em julho e agora a atualização está finalmente disponível e a chegar aos dispositivos. Dito isto,...