Comprou um novo SSD? Clonar o seu antigo HDD é uma boa ideia?

Hoje em dia, vivemos num mundo que os utilizadores já só querem SSDs na sua vida! O tradicional ‘disco rígido’ HDD faz cada vez mais parte do passado, e ainda bem que assim é (apesar de ainda ter espaço no mercado para armazenamento puro). No entanto, há muito boa gente que não quer simplesmente trocar o disco e esquecer toda a informação armazenada no disco antigo, o que claro está, inclui o sistema operativo.



É por isso que muitos utilizadores optam por ‘clonar’ a sua antiga drive, para o seu novo SSD! Mas será isto boa ideia?

novo ssd?

Portanto, apesar da ‘clonagem’ resultar quase sempre bem, também é possível que a coisa não seja um completo mar de rosas. Pessoalmente, já tive problemas com aplicações que por alguma razão deixaram de abrir, bem como ficheiros que simplesmente desapareceram. Entretanto, também existem vários relatos na Internet de problemas com lentidão no novo SSD.

Muito resumidamente, instalar o Windows de ‘fresco’ é quase sempre a melhor opção! Desta forma irá garantir que não existirão problemas de compatibilidade ou corrupção de ficheiros que podem ser essenciais para o seu dia a dia. Em suma, o novo SSD irá ficar com o alinhamento correto, pronto para lhe oferecer toda a performance que merece.

Além de tudo isto, quando instala um SSD ‘novo’ num PC ‘velho’, é preciso ter em conta qual é a interface SATA que esse PC suporta. Ou seja, apesar dos SSDs serem retro-compatíveis com todas as versões do standard SATA, a sua performance vai ser obviamente limitada se conectado a entradas SATA 1 ou SATA 2. Assim, a lentidão também poderá ser consequência deste ponto. (Com clonagem ou não)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também