O seu carro está cada vez com menos saúde ou simplesmente a dar cada vez mais despesas? Então provavelmente precisa de comprar um substituto e nos tempos que correm um carro usado é uma boa opção. Existem muitos carros de particulares para escolher mas é normal que pense sempre duas vezes antes de tomar uma decisão. Afinal de contas nunca sabemos ao certo o estado verdadeiro do carro que vamos comprar. Então, que tal restringir a sua pesquisa a carros que começaram por ser carros de empresa? Vale a pena comprar um carro usado de frota?
Os veículos de frota têm normalmente uma boa manutenção
Os automóveis de frota tendem a percorrer quilómetros mais elevados do que os automóveis particulares, uma vez que são utilizados como transporte para tarefas profissionais e viagens pessoais.
No entanto, a boa notícia é que os contratos de leasing incluem calendários de manutenção que têm de ser cumpridos. Assim pode garantir que o automóvel foi revisto a tempo e horas e, muito provavelmente, por um concessionário franchisado. E pode também ter a certeza de que, se o automóvel tiver sofrido algum tipo de dano, terá sido reparado de acordo com as normas exigidas.
Só para ter a certeza, se estiver a pensar em comprar um carro de uma antiga frota, certifique-se de que toda a documentação está disponível e atualizada.
Muitos quilómetros de autoestrada podem ajudar
Sim, os automóveis da empresa fazem mais quilómetros do que a média dos automóveis particulares, mas a boa notícia é que os quilómetros tendem a ser fáceis. Isto porque, para um carro percorrer uma grande quantidade de quilómetros num curto espaço de tempo, esses quilómetros tendem a fazer-se em auto-estradas, que normalmente exercem menos pressão sobre um veículo.
De um modo geral, não há paragens e arranques constantes que desgastem os travões e a embraiagem, nem lancis que danifiquem as rodas. Num dia bom, os quilómetros passam a uma velocidade constante, o que é mais fácil para o motor, a caixa de velocidades e a suspensão.
A questão do desgaste
Os carros da empresa possuem contratos de leasing. Estes contratos incluem sempre uma descrição de desgaste justo. Isto significa que o automóvel deve estar num determinado estado quando se devolve no final do contrato de aluguer. Caso contrário, aplicam-se sanções financeiras.
Quando um veículo da empresa sofre danos devido ao descuido do utilizador, o condutor paga normalmente a reparação do veículo, porque isso é normalmente mais barato do que o custo das penalizações por desgaste. Por outras palavras, os condutores de veículos de frota têm normalmente um incentivo financeiro para cuidar dos seus veículos como se fossem seus.
Conclusão
Desde que se vá com os olhos bem abertos, um carro de uma frota pode ser uma boa escolha como veículo usado. Isto com potenciais pechinchas disponíveis se escolher com cuidado.
O carro terá uma quilometragem mais elevada do que o normal e, talvez, mais algumas marcas e amolgadelas, mas o preço de venda irá provavelmente refletir isso.
Ou seja, a resposta é sim. Vale a pena comprar um carro usado de frota.