Computador: Atualizar ou comprar um novo ?

É difícil perceber se realmente precisamos de um “upgrade” quando o nosso computador ainda é suficientemente rápido e poderoso em muitas das tarefas do dia a dia…

…mas falha em algumas ao ponto de quase arrancarmos os nossos preciosos cabelos!

  • (Na minha família quase todos os homens são carecas… todos os cabelos contam !)

Por vezes, fartos destas situações pensamos que mais vale construir um novo computador de raiz. No entanto, podemos apenas atualizar o que nos está a causar problemas e manter o nosso fiel companheiro de gaming ou trabalho durante mais algum tempo.

Vamos falar dos pontos que realmente precisa de ter em atenção.

Precisa mesmo de um “upgrade” ?

Primeiro precisamos de perceber a razão da lentidão em certas tarefas… Temos alguma coisa avariada, ou o PC está simplesmente mais lento que o costume ?

Se for a segunda, é lento em todo o sistema, ou apenas numa certa tarefa ?

Já falámos em algumas coisas que pode fazer para diagnosticar o seu computador no passado, mas vamos rever aqui algumas.


Perceba o que se passa com o seu computador, com o nosso guia de diagnóstico

Computador

Guia – Como diagnosticar o meu Computador ?


Já tenho os meus resultados, e agora ?

Se realmente temos algum hardware com problemas, é importante perceber se é alguma peça que lhe irá arruinar as poupanças, ou se é algo simples como um módulo RAM ou um Disco Rígido a dar as últimas.


Atualizar ou construir de raiz ?

 

Se construiu o seu próprio computador, provavelmente consegue atualizar apenas aquilo que precisa, sem ter de montar uma máquina completamente nova!

Isto porque…

O seu computador é feito de várias peças, mas muitas delas podem ser re-utilizadas!

Mesmo que compre um novo processador e motherboard, pode aproveitar a sua fonte de alimentação, discos rígidos, placa gráfica e até a caixa !

Normalmente apenas precisa de comprar tudo novo, quando precisa do seu velho computador para outras tarefas, ou se tudo é tão velho, que simplesmente não tem ponta por onde se pegue.

De resto, uma boa atualização em certas peças chaves, pode resolver o seu problema !


Atualização de componentes

Computador

Se realmente precisa de um “upgrade”, primeiro precisa de perceber o que precisa de trocar, porque pode ser mais do que está à espera.

Por exemplo, se está a procura de velocidade em todo o sistema, um SSD é a resposta que procura, mas se precisa de mais qualidade a jogar, já sabe que precisa de uma nova placa gráfica.


No entanto, as coisas não são assim tão simples… aqui vai o que precisa de considerar:

Este componente é dependente de outros componentes ?

Por exemplo, se quiser atualizar o processador, poderá precisar de uma nova motherboard, o que irá aumentar muito os custos desta brincadeira.

Ou se quiser uma nova placa gráfica, tenha a certeza que a sua fonte de alimentação consegue lidar com ela, etc…

Atualizar este componente irá causar um “bottleneck” no resto do sistema ?

Se tem uma nova peça topo de gama no seu computador misturada com outras peças mais velhas, provavelmente não irá tirar o proveito máximo desta.

Por exemplo, uma placa gráfica de topo com um processador mais fraco e antigo, provavelmente os seus jogos não irão utilizar todo a potência do novo componente, por isso deverá actualizar os dois.

Qual é a idade do computador ?

Computador

Se o seu computador começa a mostrar sinais de envelhecimento, tenha a certeza que não está a investir em componentes antigos e sem suporte do fabricante.


Nota de Redator: A tecnologia evolui todos os dias, muitas vezes sem darmos conta, por isso talvez seja mais sensato gastar o seu dinheiro em hardware mais atual e talvez até mais barato.

IMPORTANTE – Não invista grandes quantidades de dinheiro em tecnologia antiga, para mais tarde se arrepender, quando descobrir que podia ter gasto um pouco mais e acabar com algo que iria aguentar muito mais tempo.


Conclusão

Como podem ver, as coisas podem ficar complicadas !

Em suma, qualquer componente que necessite de um upgrade da motherboard, quer dizer que vai precisar de quase tudo novo.

Por isso, tenha a certeza daquilo que precisa antes de começar a comprar, desta maneira irá ser muito mais eficiente na sua pesquisa e compra !


Podem seguir os nossos guias:

Melhores Placas gráficas de 2017 para o seu orçamento

Melhores Processadores de 2017 para o seu orçamento


Claro que se tiver qualquer dúvida, cá estaremos para ajudar, podem contactar-nos pelo Consultório Leak.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Utilizadores não sabem que vem aí uma nova versão do Windows!

Tem-se falado muito do lançamento do Windows 11 cujo lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Outubro de 2021. Mas e se...

FIFA 22 com erro gravíssimo no Sporting e adeptos não perdoam

O FIFA 22 é sem dúvida nenhuma um dos jogos mais esperados dos últimos tempos. Sendo que apesar de alguns jogadores dizerem que os...

USB Type-C 2.1 chegou! Conhece as melhorias?

USB Type-C 2.1 chegou! - As velocidades de transferência estão a aumentar, bem como a velocidade dos carregamentos, por isso, o standard que rege...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!