Fez uma encomenda online? Com medo da alfândega?

Em boa verdade, hoje em dia, os consumidores preferem cada vez mais, comprar produtos através do seu PC ou smartphone! Isto, em vez de irem para a confusão dos grandes centros comerciais.

Especialmente, quando falamos de aparelhos eletrónicos! Como os telemóveis, smartwatches, e outros tipos de gadgets.

Afinal de contas, é neste tipo de produtos, que normalmente aparecem com preços extremamente apelativos, vindos do continente Asiático

Em suma, as compras online são hoje em dia super populares! E o processo de compra, está também cada vez mais simples e cómodo. Afinal, muitas das vezes, basta um ou dois cliques, e temos o produto que tanto desejamos à porta de casa.

a alfândega

Dito tudo isto, como mencionámos em cima, por vezes surge a oportunidade de comprar um produto além fronteiras! Seja pela sua escassez no nosso país, ou pelo seu preço num outro país a muitos kilometros de distância

Pois bem, e como deve saber, se este país for além da União Europeia… Então o processo deixa de ser assim tão simples. Visto que entra em jogo a tão afamada alfândega!

Algo que entra nos pesadelos dos maiores fãs de sites como Gearbest, Banggood, GeekBuying e eFox.

As taxas alfandegária são realmente um pesadelo… Por isso, vamos tentar falar sobre todos os seus detalhes, e até na melhor forma de proceder, dependendo do seu caso específico.

Mas apenas se for além da União Europeia!

a alfândega

Isto, porque uma das regras da UE, é a livre circulação de bens e produtos, entre os seus estados-membros!

Assim, não existe a necessidade de pagar qualquer tipo de taxa aduaneira, para receber ou enviar um produto entre estes estados

Entretanto, se as encomendas forem enviadas a partir de países não pertencentes à UE, então poderão ser sujeitas a uma verificação, para que lhes sejam aplicadas taxas, mediante alguns fatores.

No entanto, é preciso dizer que estas encomendas podem ou não ser sujeitas a esta verificação!

Aliás, muitas das vezes, é um caso de sorte, com o sistema a funcionar como uma filtragem aparentemente aleatória, onde a probabilidade de uma encomenda ser verificada difere de transportadora para transportadora, e até no seu peso e/ou volume.


Nota do Redator: Aqui tenho de salientar, que todas as encomendas da DHL, irão passar pela alfândega, e irão ser com quase toda a certeza retidas.

Leia o seguinte artigo para saber mais sobre a minha experiência com a empresa:


No entanto, nem todas as encomendas retidas, são susceptíveis a taxas alfandegárias! Ou seja, se o seu valor não for superior ao limite em vigor, o pacote irá continuar o seu caminho até ao destinatário, sem qualquer custo.

Taxas Alfandegárias – Que taxas são estas, e quanto é que irei pagar?

a alfândega

Curiosamente, não existe uma regra que dê para todos os casos. Depende do tipo de mercadorias, e da verificação que foi feita.

No entanto, temos de dizer que o valor das taxas resumem-se ao IVA + Taxas de Apresentação à Alfândega e ainda a taxa de Armazenagem. Podem também ser cobradas outras taxas, como a Taxa dos Direitos aplicáveis a Países Terceiros, Tráfego Postal, Imposto de Selo, entre outras.

Pode ser um exagero, mas na maioria dos casos, se a sua encomenda ficar retida na alfândega, conte com um valor acrescido de 30% sobre o valor global da encomenda. (Isto se for superior a 22€.) Se por acaso, a transportadora for a DHL, talvez seja boa ideia pensar nos 40/45%…

a alfândega

Como não pagar taxas, ou pagar um valor mais baixo??

Se a sua encomenda tiver um valor superior aos 22€, então não há muito a fazer, e irá com quase toda a certeza ter de pagar algum tipo de taxa ou taxinha.

Assim, é preferível que a encomenda seja enviada por correio normal, mesmo sendo bastante mais demorado, pois a probabilidade de ficar retida em alfândega, é bastante mais baixa.

Exemplos deste tipo de envios, são os clássicos EU Express, e Priority Line das lojas Chinesas referenciadas no início do artigo. Que apesar de não serem infalíveis, têm uma taxa de sucesso bastante elevada.

a alfândega

Tenho ainda de mencionar, que se for como eu, e recebe vários tipos de produtos para ‘Reviews’, ter uma nota a dizer que é um ‘Exemplar para análise, sem valor comercial’, é completamente igual ao litro! Não adianta rigorosamente nada, as taxas vão estar lá para pagar.

Portanto, se a encomenda ficar retida, irá ter de apresentar a documentação solicitada, que normalmente é a fatura de compra, ou qualquer outra prova de pagamento. Bem como uma qualquer prova da sua identidade.

Dito isto, não adianta tentar alterar a fatura, ou documento similar, para pagar taxas mais baixas… Visto que quem verifica este tipo de encomendas, sabe perfeitamente o valor comercial do produto. (Afinal de contas, o Google está disponível para todos.)

Então, e se for uma prenda ou um prémio?

Nessa caso, resta recorrer a uma declaração sob compromisso de honra, onde é explicado que a mercadoria não será para venda, e onde deverá ser declarado o valor do produto + as despesas de transporte.

Que poderá pedir a quem enviou o produto, ou poderá preencher e entregar na alfândega.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

As novas câmeras do iPhone 13 Pro trazem uma desvantagem

Um dos grandes 'upgrades' do iPhone 13 Pro, está no módulo de câmeras traseiro! Ao contar com sensores mais poderosos, e lentes também elas...

Galaxy S21 FE: uma morte prematura dias antes do evento!

É muito raro para uma empresa como a Samsung cancelar um novo smartphone dias antes do evento de lançamento, no entanto, de acordo com...

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!