Quando a Alfândega e a DHL pedem 80€ por um telemóvel de 160€…


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Problemas com a Alfândega e DHL – Administrar um blog tech, e fazer ‘reviews’, tem muito que se lhe diga! Especialmente quando algumas fabricantes ou lojas e-commerce como a Gearbest, Banggood ou eFox nos tentam mandar alguns aparelhos para análise e divulgação.

Dito isto, venho por este meio, partilhar com vocês o meu mais recente caso com a DHL e a alfândega Portuguesa.

Um dos nossos parceiros mandou-me e-mail a propor o envio de um aparelho Android ‘low-cost’ com especificações interessantes de marca Chinesa para análise, à qual eu respondi afirmativamente.

O aparelho é o Elephone A5 que pode encontrar neste link.

alfândega

Portanto, como já tinha recebido várias encomendas vindas da China… Nunca contei receber uma chamada da DHL no início de 2019!

No entanto, isto acabou por acontecer no passado dia 2 de Janeiro, a mencionar a existência de uma encomenda vinda de Hong-Kong com o meu nome, que iria com toda a certeza ficar retida em alfândega.

Por isso, teria de confirmar a minha identidade, enviar fatura. (ou qualquer outro tipo de comprovativo de pagamento)

Achei estranho, porque normalmente este tipo de encomendas demoram cerca de 15-20 dias, especialmente em alturas muito movimentadas como o Natal e Ano Novo… Em suma, a ideia da loja era conseguir entregar o telemóvel o mais rapidamente possível, para possibilitar a ‘review’, em vez de esperar pelos métodos tradicionais de envio.

Mas como já deve ter adivinhado, é aqui que começa toda a complicação! Afinal de contas, não existe qualquer tipo de comprovativo de pagamento…

Porque, como é óbvio, não paguei o aparelho. Aliás, não houve qualquer tipo de troca monetária, o aparelho é uma unidade de teste, que tem como valor comercial.. Zero.

Pois bem, e explicar isto à DHL? Não vale a pena…

Atenção, isto não é um ataque à DHL! Afinal de contas, como empresa que é, apenas faz o seu trabalho, e aplica as taxas necessárias por lei. (Por um artigo que acabou de entrar em solo Europeu)

No entanto, após uma breve pesquisa, fiquei a saber que aparentemente, muito do que vem para Portugal pela DHL… Fica imediatamente retido na alfândega!

Aliás, segundo o testemunho de vários consumidores em fóruns Nacionais. Dá a sensação que fazem questão que isto aconteça, de modo a que empresa possa receber as suas ‘taxas’.

Certamente, que antes de escrever para a Leak, fiz várias compras na Gearbest e Banggood… Mas nunca tive qualquer tipo de problemas com a alfândega Portuguesa.

Por isso, fica a dica, se querem comprar alguma coisa além fronteiras, tenham muito cuidado com o método de entrega, e tentem sempre optar pelos métodos ‘Priority Line’.

Dito tudo isto, para finalizar, eu até percebo que os artigos comprados nestas lojas tenham de ficar retidos na alfândega! O que eu não consigo perceber, é o porquê de ter de pagar tanto por um produto que foi uma ‘oferta’! Para podermos dizer aos nossos leitores se vale a pena ou não.

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