Não é a primeira vez que falamos dos diferentes tipos de combustÃveis disponÃveis no mercado Português, mas numa altura em que os preços continuam numa autêntica montanha Russa, e o poder de compra das famÃlias Portuguesas teima em baixar graças à inflação, e também devido à ganância de várias empresas, esta é uma questão que merece ter algumas respostas.
CombustÃvel Simples vs Aditivado: Qual compensa mais?
Portanto, como deve saber, tanto no lado da Gasolina, como também do Gasóleo, temos combustÃvel Simples e combustÃvel Aditivado. O que muda? Bem, além de mais caros, os combustÃveis aditivados contam com substâncias extras na sua composição que prometem menos impurezas, e por isso, um motor mais eficiente e mais limpo.
Porém, na realidade, o CombustÃvel Simples também conta com aditivos, porém, em proporções mais baixas, porque claro, é obrigatório por lei.
Qual compensa mais? Bem, ninguém sabe a resposta a esta questão. Afinal, enquanto existe realmente uma diferença na performance no uso da gasolina 95 ou 98, em carros de alta performance, na questão dos aditivos, não existe uma resposta 100% correta. Porém, uma coisa é certa, as marcas exageram (e muito) nas suas campanhas de marketing que prometem mais performance, ou mais quilómetros percorridos com a mesma quantidade de combustÃvel.
Infelizmente, na realidade, não existem muitos testes fidedignos a meter os combustÃveis simples contra os combustÃveis aditivados. Primeiro, porque cada marca tem a sua própria receita, que não partilha com o público ou com a própria indústria. Em segundo lugar, e mais importante, o combustÃvel simples cumpre todas as exigências mÃnimas de qualidade e desempenho. (Na nossa opinião, é sempre mais vantajoso meter combustÃvel simples, e junto do seu mecânico, tenta perceber que tipo de aditivos deve meter no tanque. Afinal, pode comprá-los no mercado aberto).
Por isso, em vez de investir em combustÃvel aditivado, que é muitas vezes significativamente mais caro face ao simples, talvez faça mais sentido optar por outras dicas de poupança. Como verificar a pressão dos pneus regularmente (1x por mês). Verificar o nÃvel do óleo do motor. Evitar transporte de bagagem no tejadilho por alterar as propriedades aerodinâmicas do mesmo (Maior arrasto = Maior consumo). Em ponto morto, o carro está a consumir. Já engatado, sem estar em aceleração, o consumo é zero. Brinque com este princÃpio nas descidas e travagens.
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