Combustíveis não descem? (Atualização) Nos últimos meses, o mercado petrolífero entrou numa nova loucura, com preços cada vez mais altos, que como é normal, entrou em choque com a carga fiscal em cima dos combustíveis fósseis, no nosso pais. Resultado? Condutores, grandes empresas, etc… Tudo em estado de sítio, sem saber muito bem como pagar o combustível, uma matéria prima ainda tão necessária para as nossas vidas ‘normais’.
Afinal de contas, tudo depende dos combustíveis… O nosso transporte, o transporte dos nossos bens (onde temos de incluir bens essenciais como a comida), etc… Tudo ficou mais caro, e o desespero foi mais do que muito.
Mas, agora, temos um novo fenómeno muito curioso! É que o petróleo voltou a baixar, mas os preços dos combustíveis não seguiram a mesma tendência. Aliás, em alguns postos, continuaram a aumentar. O que está a acontecer?
Combustíveis não descem? Petróleo baixou e não foi pouco (Fonte)
Portanto, como ver no gráfico em cima, o custo do BRENT baixou significativamente nas últimas semanas, o que por sua vez, deveria ter um efeito nos preços do produto final, ou seja, a gasolina e o gasóleo. Mas isso ainda não está a acontecer.
Claro que o combustível refinado não depende apenas do preço do barril de petróleo. Mas é inegável que os aumentos dos últimos tempos, foram maioritariamente baseados na especulação de preço à volta desta matéria prima.
Pois bem, porquê o ainda mencionado em cima? Devido ao modelo FIFO (First in… First Out), ou seja, o modelo que dita que o primeiro material a entrar, é também o primeiro a sair.
Ou seja, como é óbvio, o combustível que for meter agora no seu automóvel, não foi comprado esta semana, nem na semana passada. Foi adquirido há algum tempo atrás, sendo refinado, e finalmente, transportado para os postos de combustíveis. Isto, com um preço muito superior ao atual.
No entanto, a verdade é que quando o preço da matéria prima aumenta, as gasolineiras são muito rápidas a aumentar o preço dos combustíveis, mesmo que não tenham pago aquele preço. O que infelizmente não acontece quando os preços começam a descer.
É tudo um pouco confuso não é verdade? Agora resta saber o que vai acontecer ao preço dos combustíveis nos próximos tempos.