Combustíveis não descem? Petróleo baixou e não foi pouco

Combustíveis não descem? (Atualização) Nos últimos meses, o mercado petrolífero entrou numa nova loucura, com preços cada vez mais altos, que como é normal, entrou em choque com a carga fiscal em cima dos combustíveis fósseis, no nosso pais. Resultado? Condutores, grandes empresas, etc… Tudo em estado de sítio, sem saber muito bem como pagar o combustível, uma matéria prima ainda tão necessária para as nossas vidas ‘normais’.

Afinal de contas, tudo depende dos combustíveis… O nosso transporte, o transporte dos nossos bens (onde temos de incluir bens essenciais como a comida), etc… Tudo ficou mais caro, e o desespero foi mais do que muito.

Mas, agora, temos um novo fenómeno muito curioso! É que o petróleo voltou a baixar, mas os preços dos combustíveis não seguiram a mesma tendência. Aliás, em alguns postos, continuaram a aumentar. O que está a acontecer?

Combustíveis não descem? Petróleo baixou e não foi pouco (Fonte)

Combustíveis não descem

Portanto, como ver no gráfico em cima, o custo do BRENT baixou significativamente nas últimas semanas, o que por sua vez, deveria ter um efeito nos preços do produto final, ou seja, a gasolina e o gasóleo. Mas isso ainda não está a acontecer.

Claro que o combustível refinado não depende apenas do preço do barril de petróleo. Mas é inegável que os aumentos dos últimos tempos, foram maioritariamente baseados na especulação de preço à volta desta matéria prima.

Pois bem, porquê o ainda mencionado em cima? Devido ao modelo FIFO (First in… First Out), ou seja, o modelo que dita que o primeiro material a entrar, é também o primeiro a sair.

Ou seja, como é óbvio, o combustível que for meter agora no seu automóvel, não foi comprado esta semana, nem na semana passada. Foi adquirido há algum tempo atrás, sendo refinado, e finalmente, transportado para os postos de combustíveis. Isto, com um preço muito superior ao atual.

No entanto, a verdade é que quando o preço da matéria prima aumenta, as gasolineiras são muito rápidas a aumentar o preço dos combustíveis, mesmo que não tenham pago aquele preço. O que infelizmente não acontece quando os preços começam a descer.

É tudo um pouco confuso não é verdade? Agora resta saber o que vai acontecer ao preço dos combustíveis nos próximos tempos.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!