Combustíveis: ligar o ar condicionado ou abrir as janelas?

Isto é uma questão que por um lado parece não ter grande consenso. Isto porque as opiniões tendem a dividir-se. No entanto, de uma forma geral as “regras” são manter as janelas para baixo nas ruas da cidade e recorrer ao ar condicionado quando chegamos às auto-estradas? Mas será mesmo assim?

Combustíveis: ligar o ar condicionado ou abrir as janelas?

O arrasto, está entre as muitas causas que desempenham um papel importante na eficiência dos combustíveis de qualquer veículo. Todos sabemos que o design tem de ser o mais aerodinâmico possível para o reduzir. Assim, ao contrário dos veículos mais antigos, os carros modernos são projetados para serem conduzidos com as janelas para cima, para que o arrasto possa ser minimizado.

No entanto, conduzir com as janelas para cima em altas temperaturas torna obrigatório a utilização do sistema de ar condicionado. Assim para apanharem ar mais fresco e poupar combustível, as pessoas tendem a manter as janelas abertas.

Será que isto tem mesmo efeito nos consumos?

Num estudo a Sociedade de Engenheiros Automóveis (SAE) quis saber como conduzir com as janelas para baixo afeta a economia de combustível e o arrasto dos veículos.

ar condicionado ou janelas

Os engenheiros fizeram os testes numa pista deserta e num túnel de vento. Assim descobriram que andar com as janelas abertas tem um impacto de 20% no gasto de combustível. Entretanto perceberam também que quando mais aerodinâmico é um veículo, maior os gastos de combustível com as janelas abertas e a velocidades maiores.

Mas a partir de que velocidades é que a questão das janelas se torna importante?

A maioria dos especialistas afirma que devemos fechar as janelas a partir dos 70km/s. Isto porque é aqui que os efeitos do arrasto mais se fazem sentir, o que terá muito impacto no consumo de combustível.

É melhor usar ar condicionado ou andar com as janelas abertas?

A resposta é: depende. Variáveis como o tamanho do veículo e a aerodinâmica, a velocidade de condução, o terreno e a velocidade do vento desempenharão um papel na resposta a esta questão.

Seja como for o melhor é a partir dos 70km/h fechar as janelas.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.