Combustíveis: estacionar à sombra faz toda a diferença!

Existem muitos fatores que podem influenciar o consumo de combustível. Alguns têm mais lógica do que outras. No entanto, nos tempos que correm tudo o que nos ajudar a poupar alguns litros pode fazer mesmo a diferença. Dito isto, o mais recente alerta prende-se com a forma como paramos o nosso veículo. É que no que diz respeito a combustíveis estacionar à sombra pode fazer toda a diferença!

Combustíveis: estacionar à sombra faz toda a diferença!

Numa altura em que as temperaturas voltam a subir e podem chegar aos 40 graus em algumas regiões a forma como estacionamos faz toda a diferença.

- Advertisement -

combustíveis sombra

É que quanto mais quente estiver um veículo quando entrarmos nele, mais energia o vamos gastar a arrefecer.

Se chegarmos ao automóvel e ele estiver relativamente fresco não vamos andar a conduzir com as janelas todas abertas nem ligar o ar condicionado para o arrefecer. No entanto se ele estiver estacionado ao sol vamos necessitar de ter durante alguns minutos o ar condicionado no máximo ou então andar a conduzir com as janelas totalmente abertas para o podermos utilizar. É que caso contrário torna-se impossível estar dentro dele.

De acordo com Karl Dyson, editor e fundador da hypermiler.co.uk, os condutores podem, portanto, economizar uma quantidade considerável de dinheiro estacionando em lugares com boa sombra.

Muitos automobilistas devem saber que usar ar condicionado para arrefecer o carro pode desperdiçar muito combustível. De facto, usar ar condicionado num carro muito quente pode aumentar o uso de combustível em até 10%, uma vez que o motor terá de trabalhar mais.

Mas se ainda assim não tiver outra hipótese senão usar mesmo o ar condicionado saiba que há uma forma de reduzir o consumo.

Não é surpresa para os condutores que o sistema de ar-condicionado utiliza a potência do motor em carros a gasóleo ou gasolina e bateria nos veículos elétricos. Escusado será dizer que isto aumenta e muito os consumos. Mas há um truque para pouparmos, mesmo com o ar condicionado ligado.

botão carro combustível

Normalmente para funcionarem eles retiram o ar do exterior e depois aquecem-no ou arrefecem-no.

No entanto este método gasta muito mais recursos do que se usarmos um pequeno botão que faz milagres.

De facto, nem todos os condutores sabem disto mas se recorrermos a um botão que está em todos os automóveis vamos gastar muito menos combustível ou bateria com o ar condicionado ligado.

botão carro combustível

Trata-se do botão de recirculação do ar. É que graças a ele o veículo utiliza o ar que já está dentro do veículo em vez de estar a puxar o ar de fora. Ao mesmo tempo impede que o ar exterior entre.

Ele está normalmente localizado junto aos botões do ar condicionado.

Esta informação torna-se especialmente importante numa altura em que o preço dos combustíveis não pára de subir. Assim tudo aquilo que permitir poupar é bem vindo. Para além disso estamos numa altura em que começamos a usar a sério o ar-condicionado devido às temperaturas quentes. Com o uso deste botão podemos ter o melhor de dois mundos. Poupamos e ficamos fresquinhos à mesma.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.