Cofundador da Adobe e coinventor do PDF morre aos 81 anos

Charles “Chuck” Geschke, cofundador da Adobe que ajudou a desenvolver o PDF, morreu aos 81 anos. “É uma enorme perda para toda a comunidade da Adobe. Também para a indústria tecnológica, para quem ele tem sido um mentor e herói durante décadas”, afirmou o CEO da Adobe, Shantanu Narayen. Assim é sem dúvida uma grande perda para o mundo da tecnologia.

Cofundador da Adobe e coinventor do PDF morre aos 81 anos

“Como cofundadores da Adobe, Chuck e John Warnock desenvolveram um software inovador. Na prática revolucionou a forma como as pessoas criam e comunicam”, disse Narayen. Assim “Chuck incutiu um impulso implacável para a inovação na empresa, resultando em algumas das invenções de software mais transformadoras, incluindo o PDF, Acrobat, Illustrator, Premiere Pro e Photoshop.”

Cofundador Adobe
Foto por Roger Ressmeyer/Corbis/VCG via Getty Images

Geschke doutorou-se na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh. Depois aceitou um emprego no Centro de Investigação Xerox Palo Alto. Aí conheceu Warnock. O casal deixou a Xerox em 1982 e fundou a Adobe. O seu primeiro produto foi o Adobe PostScript. Assim a linguagem de programação que ajudou a impulsionar a indústria editorial do ambiente de trabalho.

Entretanto Geschke foi diretor operacional da Adobe entre dezembro de 1986 e julho de 1994 e presidente desde abril de 1989 até à sua reforma em abril de 2000. Foi também presidente do conselho de administração da Warnock entre setembro de 1997 e janeiro de 2017 e foi membro do conselho de administração até abril de 2020, altura em que se tornou membro do conselho emérito.

“Nunca poderia ter imaginado ter um parceiro de negócios melhor, mais simpático ou mais capaz”, disse assim Warnock em comunicado. “Assim não ter o Chuck nas nossas vidas vai deixar um enorme buraco e aqueles que o conheciam concordarão todos.”

Cofundador Adobe

Além das contribuições na indústria tecnológica, Geschke também sobreviveu a uma tentativa de rapto em 1992.

Assim dois homens apanharam-no quando chegou ao trabalho uma manhã e prenderam-no durante quatro dias, exigindo resgate. Acabou por ser resgatado pelo FBI.

O Presidente Obama condecorou entretanto Warnock e Geschke com a Medalha Nacional de Tecnologia em 2009.

“Era um homem de negócios famoso, fundador de uma grande empresa nos EUA e no mundo, e claro que estava muito, muito orgulhoso disso e foi um grande feito na sua vida, mas não era o seu foco – na verdade, a sua família era”, disse a sua mulher Nancy Geschke, de 78 anos, ao Mercury News.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!