Provavelmente nem se lembra que existiam planos para Chromebooks mais poderosos focados no gaming. Mas é verdade, em 2022 estivemos mesmo muito perto dessa realidade, com a NVIDIA a ajudar na parte gráfica.
Porém, quando o mercado começou a apontar que não iria recuperar tão cedo quanto isso, e a NVIDIA começou a inventar com uma geração de placas gráficas desapontante, mas caras, a Google decidiu meter um stop no projeto.
Provavelmente é mais do que um stop… É mesmo uma desistência. Mas… E então? Isto nunca ia dar nada.
Chromebook Gaming está morto! E… Então? Ainda bem!
Portanto, a ideia de um Chromebook Gaming até pode parecer interessante no papel, especialmente se o valor de aquisição for interessante. Mas… Depois temos de começar a olhar para a coisa com olhos de ver. Os portáteis Chromebook são baseados em Chrome OS e não em Windows. Isto significaria um suporte fraco, e claro, uso de máquinas virtuais para ter acesso à grande maioria dos jogos que realmente interessam. Como é óbvio, isto ia arruinar a performance, e como consequência disso, a experiência de jogo.
Outro aspeto é a própria promessa do Chromebook… Afinal, este portátil tem de ser simples, fino e leve. O que claro está, com componentes gaming à mistura, iria ser tudo menos isso. Componentes Gaming geram mais calor, utilizam mais bateria, e por isso, precisam de um corpo mais espaçoso para dissipar o calor e dar “sumo” a todo o sistema.
Depois temos ainda o fator preço… Um Chromebook Gaming nunca seria uma máquina barata, o que levanta uma outra questão… Para quê!?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!